domingo, 30 de maio de 2010

Madeira: Rui Pedro homenageado

Rui Pedro, comandante dos Bombeiros Voluntários Madeirenses, vai receber, no Dia Nacional do Bombeiro, a decorrer hoje e amanhã, em Lisboa, uma menção honrosa pela dedicação de relevantes serviços prestados na vida de bombeiro.
“Obviamente que é um reconhecimento de um trabalho, ao longo de 40 anos, ao serviço dos bombeiros”, reconheceu Rui Pedro. Nesta cerimónia, no dia de amanhã, irão ser homenageados pela Liga dos Bombeiros Portugueses, através de um júri nomeado por esta instituição, outras individualidades e entidades de todo o país.
O evento tem, entretanto, início hoje, pelas 14.50 horas, com a chegada de uma delegação de bombeiros de Aveiro que tem a tarefa de transportar o facho, para o acendimento da pira, tipo chama olímpica, em Lisboa, onde decorrerão este ano as comemorações do Dia Nacional do Bombeiro. Todas as corporações do país fazem-se representar, em convivência, tirando ilacções do que uns e outros fazem, para no fundo retirarem alguns proventos.
Neste dia, de acordo com o programa, irão decorrer as cerimónias de abertura dos Concursos Nacionais de Manobras (manobras finais no Campo do Jamor). Amanhã, o ponto alto, pelas 16 horas, tem a ver com a recepção às altas entidades do país, onde será homenageado o “bombeiro do ano”, por feitos e direitos, assim como as homenagens a diversas entidades de bombeiros e civis, que colaboram ao longo do ano. Nestas homenagens, estará o comandante Rui Pedro, que irá receber a referida menção honrosa da Liga dos Bombeiros Portugueses.
Há dois anos, este “dia” foi realizado na Madeira, tendo particular referência no transporte do facho entre a Madeira e o continente (Aveiro). Como não podia ser feito por terra, no dia das comemorações foi lançado um paraquedista, com a bandeira da Região Autónoma da Madeira, sobre a zona do seguimento da pira, a fim de dar a impressão que o facho estava a chegar nesse momento da Madeira.
O Dia Nacional do Bombeiro, inicialmente era comemorado a 18 de Agosto, mas por força dos incêndios nesta altura do ano, o que levava um número muito pequeno a participar nas cerimónias, a data foi alterada em 1988 para o último domingo de Maio. Sobre o histórico destes acontecimentos, e de acordo com os registos, José Barradas, adjunto de comando dos BVM, explica que tudo começou em 1900 quando um dos bombeiros portugueses conseguiu arrecadar no concurso mundial de manobras o primeiro lugar, à frente da América, da Hungria, de entre outros países.
“Esse bombeiro do Porto concretizou em dois minutos e 55 segundos três salvamentos numa torre de 20 metros, ficando a 13 e 14 segundos de diferença dos países mais próximos”. José Barradas recorda o tempo em que a Madeira fazia-se representar com várias equipas nesses concursos, logrando boas classificações, representando algumas vezes Portugal no estrangeiro, situação que não tem acontecido nos últimos anos, eventualmente, por questões económicas.
Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário