segunda-feira, 10 de maio de 2010

Quartel avança após 20 anos de espera

As obras para a construção do novo quartel dos Bombeiros da Areosa, em Rio Tinto, Gondomar, arrancam esta semana.

Equipamento estará pronto no final do ano e custará cerca de 870 mil euros. Corporação esteve 20 anos à espera da nova casa.

O novo quartel, que irá ser edificado num terreno doado pela Câmara Municipal de Gondomar localizado entre a Rua das Searas, a linha de caminho-de-ferro e a Avenida da Conduta, ficará numa área mais central e com melhores acessos rodoviários.

"O empreiteiro já está no local e o terreno começa a levar estacaria no decorrer desta semana", disse, ao JN, António Maranho, presidente da direcção dos bombeiros voluntários, apontando que, "até ao final do ano, o equipamento ficará pronto".

O novo quartel é desejado há duas décadas. Aliás, António Maranho já havia referido, ao JN, que a nova casa foi a bandeira da sua candidatura e a sua conclusão ficará "marcada na história da associação".

"Mais-valia para a região" - O comandante dos Bombeiros Voluntários da Areosa, Costa e Silva, não tem dúvidas em afirmar que a localização do quartel "ganha em centralização e em melhores condições para a corporação".

Ainda assim, Costa e Silva lamenta que a obra, estimada em 869 mil euros, 70% dos quais comparticipada por fundos comunitários no âmbito do QREN e os restantes 30% custeados pela associação humanitária, "não preveja uma área social, como um auditório". Infra-estrutura que as "velhinhas" instalações na Rua de D. Filipa de Lencastre contemplam.

"Quando tivermos de reunir com o corpo de bombeiros e se tiver a chover, os carros terão de ficar na rua para ganharmos espaço na entrada do quartel", apontou o comandante. Mesmo assim, o mesmo responsável é peremptório quando analisa as restantes características do projecto, da responsabilidade do arquitecto Nuno Monteiro. "Não há dúvidas que o novo equipamento é uma mais-valia não só para os bombeiros desta corporação, mas também para a região. Há que aproveitar esta oportunidade", concluiu.

JN

Sem comentários:

Enviar um comentário