terça-feira, 25 de maio de 2010

Bombeiros reclamam mais meios

Sem equipa permanente,segurança "pode estar em risco"

Cobrem um território onde moram 2/3 da população de Valongo, actuam na A4 (das vias mais mortais da região) e, em 2009, tiveram 6210 ocorrências. Mesmo assim, nos Bombeiros de Ermesinde ainda não há a ansiada equipa de intervençâo permanente.

A revolta da Direcção da Associação Humanitária e do comando operacional da corporação foi materializada numa carta enviada à Câmara, aos vereadores e às juntas de freguesia. Os responsáveis entendem que os Voluntários de Ermesinde estão a ser alvo de "discriminação" por parte da Autarquia, que "pode colocar em risco a segurança de bens e pessoas".

Segundo a missiva, a ambição de contar com uma equipa de intervenção permanente esbarrou na falta de apoio da Câmara. A Autarquia considera que a crítica só pode tratar-se de um "equívoco", até porque foi aprovada a criação de uma equipa permanente para Ermesinde há poucos meses. "Só na segunda fase. Na primeira não tivemos direito", ripostou Artur Carneiro, presidente da Associação Humanitária. O responsável teme que a corporação acabe mesmo por ficar sem a equipa, devido aos cortes orçamentais determinados pelo Estado por causa da crise generalizada. É que a Administração Central tem de contribuir com 40% das verbas necessárias para a equipa.

Pedido remonta a 2008

As equipas de intervenção de intervenção permanente, criadas por decisão governamental, são constituídas por cinco elementos e são um primeiro meio de ataque para situações graves.

E foi em Setembro de 2008 que os Bombeiros de Ermesinde entregaram à Câmara a candidatura para a criação de uma equipa. "Na altura, foi dito pelo senhor presidente da Câmara que só participaria financeiramente se a legislação assim o obrigasse", lê-se na carta. O documento acrescenta que, na reunião do Executivo de 6 de Agosto de 2009, foi aprovado um protocolo entre o Município, a Autoridade Nacional de Protecção Civil e os Bombeiros de Valongo, a outra corporação do concelho, para criar equipas de intervenção permanente.

Os Bombeiros de Ermesinde lembram, contudo, que, entre 1 de Janeiro e 17 de Dezembro de 2009, responderam a 6210 ocorrências, enquanto os de Valongo responderam a 4531.

JN

Sem comentários:

Enviar um comentário