sexta-feira, 14 de maio de 2010

Evitar grandes incêndios: Conselhos a ter em conta



A Autoridade Nacional de Protecção Civil disponibiliza diversos conselhos de prevenção e protecção, que Reconquista reproduz, para reavivar a memória.

A partir desta semana regressamos com estes conselhos, para que se vá prevenindo e possa estar preparado para se proteger. Começamos pelos incêndios florestais.

PREVENÇÃO - Os incêndios florestais são uma das principais catástrofes em Portugal. Constituem uma fonte de perigo para as pessoas e bens, além de provocarem danos ambientais. As causas são muito variadas, mas muitos dão-se por descuido humano.

Nos dias mais quentes, com vento e humidade baixa, o risco de incêndio é maior. Aumente a sua atenção.

Siga as medidas de prevenção contidas neste folheto e divulgue-as.

SE MORA JUNTO A UMA ÁREA FLORESTAL - Limpe o mato à volta da sua habitação. Separe as culturas com barreiras corta-fogo

(por exemplo um caminho). Guarde, em lugar seguro e isolado, a lenha, o gasóleo e outros produtos inflamáveis. Afaste da madeira, papel, roupa ou outros materiais combustíveis, as velas e candeeiros a petróleo ou a gás. Nunca deixe as crianças sozinhas em casa e fechadas à chave. Não as deixe brincar com fósforos ou isqueiros.

Tenha sempre à mão - Algo com que possa extinguir um foco de incêndio (extintor, mangueira, enxadas, pás). Rádio e lanterna a pilhas, pilhas de reserva, material de primeiros socorros e sapatos fortes e isolantes do calor.

Prepare e treine com a sua família: Um plano de evacuação de sua casa. Um ponto de encontro, ou um modo de contacto, para evitar ficarem separados durante um incêndio.

SE FOR PASSEAR À FLORESTA - Não deite fósforos ou cigarros para o chão. Não deite pela janela do automóvel cinzas ou pontas de cigarro. Leve a refeição preparada. N o acenda fogueiras. As fogueiras só podem ser feitas nos locais próprios, e com os seguintes cuidados especiais: remova as folhas secas; ponha um círculo de pedras em redor do fogo; molhe bem o local à volta; mantenha por perto um recipiente com água; vigie-a atentamente; apague-a muito bem com água e terra; nunca faça fogueiras em dia de muito vento; não abandone na floresta nenhum lixo, incluindo garrafas de vidro.

QUEIMADAS E FOGUETES - são causas de muitos incêndios florestais. É proibido o lançamento, durante o período crítico, de quaisquer tipos de foguetes, de balões com mecha acesa e a utilização de fogo de artifício.

A realização de queimadas só é permitida fora do período crítico e desde que o índice de risco de incêndio seja inferior ao nível elevado. Antes de fazer uma queimada peça autorização à Câmara Municipal e informe-se das condições de segurança junto dos Bombeiros da sua área. É proibido realizar queimadas e queima de sobrantes nos espaços rurais durante o período crítico (compreendido, normalmente, de 1 de Julho a 30 de Setembro). Não faça queimadas nas proximidades das florestas. Diga aos seus vizinhos quando a vai fazer. Durante a queimada tenha sempre à mão enxadas, pás, mangueiras e outras ferramentas.

Reconquista

2 comentários:

  1. Este é um blog por o qual me dá imenso gosto de passar, ver e ler. Muitos parabéns ao autor que da simples notícia de jornal misturou vídeos a condizer prestando outra ênfase, diria eu, mais directa no aprofundamento do problema dos incêndios que todos os anos nos afectam.
    De novo os meus parabéns.

    Xana Tavares Enga. Florestal

    ResponderEliminar
  2. Partilho do mesmo e assino o seu comentário senhora engenheira.
    Simões

    ResponderEliminar