sexta-feira, 14 de maio de 2010

Bombeiros pagam formação do CAP

Doze bombeiros da Corporação de Castelo Branco participaram numa formação CAP – Certificado de Aptidão Pedagógica de Formador, promovida pela PS Training, da My Jobs.

Esta é uma formação fundamental para poder aceder às categorias de Chefe e Sub-Chefe na carreira de bombeiros.

José Mariano, comandante dos Voluntários albicastrense afirma que este tipo cursos é indispensável por vários motivos: para subir na carreira, alargando, ainda, os horizontes das pessoas que podem apostar na carreira de formador, depois de especialização em áreas próprias”.

Para além dos 12 elementos deste curso, mais três já tinham participado num outro, sendo que este foi o primeiro só com bombeiros. Maria Castelo Branco, da My Jobs, explica que a oportunidade surgiu porque os bombeiros necessitavam mesmo desta formação. Estas turmas têm que ter um mínimo de 12 elementos e um máximo de 15. Para 16 de Maio está já marcada o início de mais um curso, embora aberto ao público em geral.

No decorrer da entrega de diplomas, foi notória alguma insatisfação pelo facto de serem os próprios bombeiros a ter que financiar uma formação que lhes é imposta. São 300 euros pagos, só para poder subir na carreira, porque a Escola Nacional de Bombeiros, como frisa o comandante, não a inclui nos seus currículos. “Era a ANPC que deveria dar esta formação, embora agora os bombeiros possam concorrer a uma formação específica, por exemplo, na área de desencarceramento, ou outra, em que o CAP é exigido, para se tornarem formadores”, adianata José Mariano.

O curso decorreu no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco.

Reconquista

Sem comentários:

Enviar um comentário