quarta-feira, 5 de maio de 2010

Protecção Civil vai accionar alerta amarelo entre 10 e 14 de Maio

A Protecção Civil vai activar o alerta amarelo entre 10 e 14 de Maio, período em que estará mobilizado o dispositivo especial de protecção e socorro para a visita do papa, segundo a Directiva Operacional Nacional (DON).
O alerta amarelo, segundo de uma escala de quatro, vai ser accionado durante o período de vigência da DON, entre 10 e 14 de Maio, sendo também activada uma célula de acompanhamento da visita do papa no Comando Nacional de Operações e Socorro (CNOS).
A DON, disponível na página na Internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), foi feita especificamente para a visita do papa com o objectivo de «responder com eficácia, rapidez e segurança às situações de protecção e socorro com uma forte articulação com as forças de segurança».
A ANPC apresenta na quinta-feira o dispositivo especial de protecção e socorro à visita de Bento XVI, que estará em Portugal entre 11 e 14 de Maio, com passagens por Lisboa, Fátima e Lisboa.
Corpos dos bombeiros, agentes de protecção civil, Força Especial de Bombeiros e serviços municipais de protecção civil são algumas das unidades envolvidas, que juntamente com as Forças Armadas, PSP, GNR, INEM, Cruz Vermelha Portuguesa vão actuar em Lisboa, Fátima e Porto nos domínios da emergência pré-hospitalar, acidentes, incêndios, assistência sanitária e apoio aos peregrinos.
De acordo com a Directiva Operacional Nacional, dois helicópteros da Empresa de Meios Aéreos (EMA) vão também ser accionados durante a visita do papa, além dos dois helicópteros KAMOV ao serviço permanente da ANPC estacionados em Loulé e Santa Comba Dão.
Os quatro meios aéreos têm como objectivo «apoio operacional, comando e controlo, busca e salvamento e evacuação aeromédica, sempre que necessário», adianta a DON.
De acordo com a DON, em Fátima vai ser instalado um Centro Táctico de Comando (CETAC). Bento XVI estará em Portugal de 11 a 14 de Maio e passará por Lisboa, Fátima e Porto.
Lusa / SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário