terça-feira, 18 de maio de 2010

CASTELO BRANCO – Fase Bravo com mesmo número de meios que em 2009

O número de meios disponibilizados deste ano para a fase Bravo de Combate a Fogos Florestais a nível do distrito de Castelo Branco vai manter-se inalterável em relação a 2009.
O dispositivo foi dado a conhecer ontem no Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco (CDOS) e entrará em vigor no dia 1 de Junho, anunciou o Comandante do CDOS, Rui Esteves.
Deste modo estarão no terreno 7 meios aéreos, 21 postos de vigia e um privado, 720 elementos apoiados 146 meios terrestres, 263 elementos dos bombeiros em permanência 24 sobre 24 horas, 115 elementos dos sapadores florestais, 63 elementos da GNR, 7 de PSP, 23 do ICNB, 43 da AFOCELCA e 1 helicóptero deste mesmo agrupamento complementar de empresas.
Apesar dos números serem animadores são deixam a protecção civil descansada porque, como diz ainda Rui Esteves o problema continua lá com a floresta “desordenada e sem limpeza”.
No passado dia 12, a Autoridade Nacional de Protecção Civil decidiu adiar por 15 dias o início da fase Bravo, a segunda mais crítica, que estava previsto começar a 15 de Maio, mas começará apenas a 01 de Junho, o que provocou críticas por parte dos bombeiros, que se queixaram de não ter sido ouvidos nesta tomada de decisão.
A Protecção Civil justificou o adiamento com as informações do Instituto de Meteorologia, segundo as quais as temperaturas nesta altura do ano estão "dentro dos parâmetros para a época" e mesmo "inferiores" em alguns casos. Alzira Serrasqueiro, Governadora Civil de Castelo Branco espera que estes 15 dias que agora se ganham possam ser positivos dizendo que “são 15 dias que temos de acalmia, embora tenhamos tido uma ou duas ocorrências mas sem significado”.
Por outro lado acredita que foi encontrado o número certo de meios para o Distrito acrescentando que “no final de 3 anos com este dispositivo, Castelo Branco deixou de ser o distrito mártir” e que “só no dia em que deixarmos de ter situações de perigo latente é que podemos deixar este dispositivo”.
A nível nacional a partir do dia 1 de Junho o país vai dispor até final de Setembro, de 22 519 operacionais e 5002 veículos de comando, intervenção e apoio e 56 meios aéreos.
Rádio Condestável

Sem comentários:

Enviar um comentário