domingo, 9 de maio de 2010

AHBV da Lourinhã: Lançada a primeira pedra do futuro quartel

Numa tarde muito ventosa, a cerimónia de lançamento da primeira pedra do futuro quartel dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, junto à Escola Secundária, contou com a presença do secretário de Estado da Protecção Civil, em representação do ministro da Administração Interna, Rui Pereira.
Na ocasião, Carlos Horta, presidente da direcção da associação dos soldados da paz sublinhou que estão reunidas todas as condições financeiras que vão assegurar os custos com as obras deste grande empreendimento, que está orçado em 1,13 milhões de euros. A grande fatia vem do QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional, cerca de 70 por cento, cabendo os restantes 30 por cento à AHBVL. No discurso proferido no passado dia 2, no terreno onde o novo quartel será erguido, Carlos Horta agradeceu a presença dos sócios que integraram os corpos sociais da associação nos anteriores mandatos. “A presença de todos dá-nos força e estímulo para a responsabilidade que se aproxima”.

Quanto ao futuro quartel-sede, sublinhou que “tem como único objectivo reestruturar e reforçar a capacidade do nosso corpo de bombeiros, servir melhor os nossos utentes, a nossa comunidade e articular a nossa operacionalidade com os serviços municipais e distritais de protecção civil”.

Este grande investimento é justificado pelo tipo de serviços prestados pelos bombeiros, que “exigem grande rigor e seriedade e só a nobreza da função social e humanitária que pretendemos satisfazer justificam este grande investimento”.

Destacou ainda a colaboração dos funcionários municipais que intervieram na realização da candidatura que foi apresentada ao QREN, bem como ao empenho dos presidentes das juntas de freguesia, vereadores e presidente do executivo camarário. Agradeceu ainda publicamente a todos os funcionários da associação, bem como ao corpo activo, pelo trabalho que tem vindo a ser prestado em prol da comunidade.

Esta cerimónia coincidiu com a comemoração do 82º aniversário da instituição. Entre os convidados figurou também a ministra da Saúde e presidente da Assembleia Municipal da Lourinhã, Ana Jorge, e o governador civil de Lisboa, António Galamba, bem como responsáveis da Autoridade Nacional de Protecção Civil e do Serviço Nacional de Bombeiros.

Na ocasião, o presidente da autarquia, José Manuel Custódio, simultaneamente presidente da Assembleia-Geral da AHBVL, sublinhou que a futura obra “é um tributo aos 82 anos da associação, aos seus fundadores e a todos aqueles que fizeram parte dos seus corpos sociais e do corpo activo”. Frisou o papel decisivo do município neste processo na elaboração da candidatura.

Sobre o papel do futuro quartel, o autarca não tem dúvidas de que “em termos de operacionalidade o concelho irá beneficiar de uma estrutura moderna e eficaz, bem apetrechada e pronta para servir o nosso concelho, distrito e Portugal”.

Aos órgãos sociais da AHBVL, prestou a sua “admiração e respeito” pelo trabalho desenvolvido, assim como ao “sentido de serviço público”.

Vasco Franco sublinhou que o Governo reservou uma parte dos fundos comunitários para financiar o sistema de protecção civil, beneficiando directamente os corpos de bombeiros. “São a base e o sustentáculo do nosso sistema de protecção civil”, destacou o responsável da Secretaria de Estado da Protecção Civil.

Para além da Lourinhã, existem no país cerca de 80 quartéis que estão em construção ou a receber obras de requalificação e expansão. Frisou ainda o papel do voluntariado e a necessidade de existirem instalações que “permitam atrair os jovens que são necessários ao reforço do nosso voluntariado”.

As obras do novo quartel vão arrancar dentro de dias, tendo vencido o concurso público a empresa Construções Severo & Fialho, Lda, da Benedita - Alcobaça, devendo o futuro quartel ser inaugurado dentro de um ano.

Lourinhã ganha formação da Escola Nacional de Bombeiros
O Governo respondeu ao repto lançado pelo presidente da Câmara Municipal da Lourinhã para aproveitar o futuro quartel dos bombeiros para a realização de acções de formação administradas pela Escola Nacional de Bombeiros (ENB). “Neste local há espaço para construirmos aqui um centro de formação para bombeiros”, defendeu José Manuel Custódio. Outro desafio que foi lançado mas para o qual não obteve resposta, refere-se à instalação neste local de uma base de apoio logístico de protecção civil. O terreno onde será erguido o novo quartel tem uma localização e uma área disponível que “potenciam a expansão da sua utilização e da sua própria operacionalidade futura”.

Vasco Franco sublinhou o novo director da ENB, o recém-empossado torriense José Augusto de Carvalho, recebeu a indicação de “fazer um esforço grande de descentralização, de aproveitar todos os espaços e oportunidades em termos de capacidade instalada ao longo do país para levar a formação até aos bombeiros e não esperar que sejam os bombeiros a ir até à formação”. O governante está convencido que a nova direcção da ENB irá responder positivamente ao desafio lançado pelo autarca lourinhanense.

Actual quartel vai abaixo
A AHBVL vendeu em hasta pública, realizada no passado dia 19 de Março, o terreno onde estão localizadas as actuais instalações dos bombeiros por 945.497,50 euros. Foi arrematado pela empresa Valerosa - Investimentos Imobiliários, SA, de Lisboa, representada neste negócio pela empresa lourinhanense Hartcasa.

Esta verba será utilizada para a associação financiar a construção do novo quartel. Com1.662metros quadrados, o terreno apenas poderá ser utilizado após a transferência da AHBVL para o futuro quartel. No futuro edifício para habitação e comércio que será construído no local, será reservada uma loja para que a instituição humanitária possa instalar uma secretaria para manter os contactos comos associados.

As regras urbanísticas em vigor pela Câmara Municipal da Lourinhã permitem a construção de um edifício até ao quarto andar recuado, cércea (dimensão vertical da construção) de 12 metros, mais uma cave semi-enterrada.

Bombeiros agraciados
O quartel dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã voltou a ser palco da cerimónia de entrega das medalhas aos bombeiros do corpo activo: Grau cobre (cinco anos): Cindy Correia, Maria Conceição Mendes, Nuno Rodrigues, Filipe Ferreira, João Santos, Venâncio Silva, Marco Santos, Paulo Azevedo, José Silva e João Nunes. Grau prata (10 anos): Rogério Henriques, Luís Francisco, Emanuel Ribeiro, Telmo Carvalho, Nuno Cruz e Francisco José. Grau ouro (15 anos): Ricardo Neto, Fernando Subtil e Paulo Lourenço. Grau ouro (20 anos): Carlos Pereira, Rui Gomes, Rui Oliveira, Jorge Costa, Sabino Rodrigues e Miguel Fonseca. Grau ouro (25 anos): Vítor Mourato, Diamantino Santos e Fernando Santos.

As cerimónias contaram com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Peniche. O programa incluiu a participação na missa na Igreja do Castelo, um desfile das viaturas pela vila lourinhanense e um almoço convívio.
Alvorada On-line

2 comentários:

  1. axim k vi esta notixia penxei k eram os bombeirox de Loriga a lançarem a última pedra do seu quartel abandonado à doix anox...heheheeeee!!!
    é uma vergonha xenhorex da direcção da AHBV de Loriga ............................................................................................

    ResponderEliminar
  2. aichas, ñ ha monei monei. p pagar a tantos foncionários e ó comandante sem ñ nada fazerem depois ñ ha dinheiro p a obras. daqui a mais um ano ainda o quartel esta aqui e sem estar pronto. ñ entendo como ha tantos quarteis a serem feitos p essas terras fora e depois de um ano ja estao prontos e só o de loriga nunca esta pronto, alguma coisas esta mal e muito estranho e se esperam pelos puliticos da maneira que esta portugal nunca mais é construido

    ResponderEliminar