terça-feira, 25 de maio de 2010

Bombeiros de Areosa/Rio Tinto: Fato em segunda mão, mas ajuda de primeira

São bombeiros voluntários que, como o próprio nome indica, salvam vidas com um absoluto "amor à camisola". No entanto, no teatro das operações, os Bombeiros Voluntários da Areosa/Rio Tinto, em Gondomar, assumem a responsabilidade de não admitir falhas, respondendo ao nível dos profissionais. "Não somos melhores que os outros. Somos diferentes!", caracteriza Virgílio Pereira, 2.º comandante da corporação, consciente de que a "humildade" mora por ali.

Dando resposta a uma vasta zona de intervenção, os Bombeiros da Areosa contam com menos de 3000 associados, que pagam mensalmente um euro e meio de quotas ou 18 euros por ano.

Ainda assim, Virgílio Pereira não tem dúvidas em afirmar que "são os mais bem equipados do concelho".

"Não temos vergonha de comprar roupa usada", desabafou, ao JN, o comandante Costa e Silva, justificando a necessidade de importar fatos de protecção em segunda mão, de Inglaterra, uma vez que "a farda e o equipamento completo de um bombeiro ronda entre os 1500 e os 2000 euros".

"Estamos humildemente apetrechados", interrompe António Marenho, presidente da corporação há três anos, lembrando que "a campanha de recolha de tampinhas, para comprar um veículo de desencarceramento, era para ter atingido os 125 mil euros". Todavia, "as 57 toneladas só renderam 36 mil euros".

Mesmo assim, não foi por isso que os Bombeiros da Areosa ficaram sem viatura. "A Direcção empenhou-se e comprou um carro usado, apetrechando-o com tudo o que era preciso", contou o presidente, visivelmente orgulhoso.

Todavia, existem "algumas lacunas" por resolver, como a falta "de um novo carro de incêndio florestal" (o que têm é de 1993) ou de "uma auto-escada", afirma o comandante. "Em média, todos os dias temos um incêndio urbano ou industrial", contabilizou.

Cursos de formação

A par da formação contínua que é dada "a todos os elementos do quadro activo" aos sábados à tarde, os Bombeiros da Areosa criaram uma Escola de Estagiários que funciona todos os domingos, de manhã, e segunda e terça-feira à noite.

"Às 21 pessoas que frequentam o curso é ensinada a capacidade de resposta de um bombeiro, com prontidão e profissionalismo", descreveu Costa e Silva.

O "trabalho de grupo e o sacrifício" da corporação da Areosa ganharão outra dimensão no novo quartel, que abrirá portas no final do ano, junto à Quinta das Freiras, em Rio Tinto. O edifício custará cerca de 870 mil euros.

JN


1 comentário:

  1. Ó sr. 2° comandante tenha juízo, deixe-se de lérias e não menosprese a classe, os seus bombeiros são tão profissionais quanto todos os outros existentes no país. Se diz serem os melhores poderiamos fazer uma troca, nós bombeiros da serra da estrela iamos para aí e vocês vinham para aqui.. depois gostaria de ouvi-lo falar de novo, olhe sr. 2°, os incêndios aqui na serra não são pêra doce muito menos de brincadeira e quanto aos fatos muito embora protejam mas a força que há dentro deles é que os comanda!

    ResponderEliminar