quinta-feira, 20 de maio de 2010

Aleixo deixa o comando dos bombeiros agraciado a ouro

Comandante voluntário durante 14 anos e bombeiro durante 46, David Aleixo entrega o comando e recebe a Medalha de Mérito Municipal em Ouro.
Foi com “a maior tranquilidade” e debaixo de uma onda de elogios das mais diversas autoridades que David Aleixo passou o comando dos bombeiros voluntários ao 2.º comandante Normando Oliveira.
Depois de 46 anos ao serviço da corporação, 14 dos quais como comandante, e sempre em regime de voluntariado, Aleixo deixa a associação com a Medalha de Mérito Municipal em Ouro atribuída pela câmara municipal na cerimónia de transmissão de poderes realizada no passado sábado, em simultâneo com as comemorações do 82.º aniversário da instituição.

David Aleixo mostrou-se satisfeito com a passagem de sete estagiários a bombeiros de 3.ª e com a aquisição de duas novas viaturas: um Veículo Tático de Grande Capacidade (VTGC) e um Veículo Urbano de Combate a Incêndios (VUCI). “Acontecimentos muito importantes que nos envolvem em esperança relativamente ao futuro”, disse. “Confio sempre nos meus homens e com o reforço de recursos materiais a eficácia aumenta bastante”, acrescentou.

Agradeceu a Normando Oliveira ter aceite ser seu sucessor, enaltecendo os “conhecimentos” e a “vontade de servir com espírito de missão muito forte” deste como ingredientes para manter o corpo de bombeiros forte. “Um corpo de bombeiros coeso com sentido de missão. Este é o meu desejo e a melhor medalha que posso receber”, afirmou.

Seguiu agradecendo a Deus por nunca ter perdido nenhum homem e pedindo desculpa a vítimas cujo socorro “não tenha corrido da melhor forma”. Pediu também desculpa ao corpo de bombeiros por “momentos menos felizes” e agradeceu-lhes a dedicação. “Um comandante não faz nada sozinho”, justificou.

Agradeceu também a colaboração dos elementos do comando, dos órgãos sociais, das autoridades autárquicas e policiais, não esquecendo o comissário Carlos Duarte, entre outros, endereçando um agradecimento “mais sentido” às esposas dos bombeiros. “Sem o vosso apoio não é possível ser bombeiro”, afirmou.

David Aleixo assumiu-se igualmente grato pela Medalha de Mérito Municipal e atribuiu-a ao “trabalho dos bombeiros de S. João da Madeira”. “Esta medalha pertence a todos os homens que de forma voluntária sacrificam a sua vida pessoal e profissional em prol do bem comum”, concluiu.

Emoção na despedida - O presidente da direção manifestou “um sentimento de grande tristeza” com a saída de Aleixo, um homem que, disse, “sempre esteve ao nosso lado, para o bem e para o mal”.

Carlos Coelho reconheceu a existência de pontos de vista diferentes entre os dois, “o que acho perfeitamente normal”, acrescentou, garantindo que as relações de ambos “pautaram-se sempre por grande consideração e um enorme respeito mútuo”.

Reconheceu-lhe os “brilhantes e relevantes serviços” e afirmou ter sido “muito gratificante” trabalhar com ele. Desafiou-o ainda a continuar a participar ativamente na vida da associação, integrando os órgãos sociais da mesma. “Ela (a associação) não está em posição de emprateleirar pessoas com o seu valor”, concluiu.

O presidente da câmara municipal disse ter “admiração, carinho, respeito e gratidão” pelo comandante cessante, sublinhando a longevidade da sua carreira nos bombeiros. “Quase 50 anos. É uma vida”, exclamou.

Castro Almeida destacou a “competência” e o “profissionalismo” com que Aleixo terá executado as suas funções. “Temos que tirar o chapéu”, disse, “e sentirmo-nos muito pequeninos perante um homem com este impulso de dedicação à causa pública”.

O autarca considera que as pessoas que gostam de trabalhar para os outros devem ser enobrecidas, por maioria de razão quando se tratam de voluntárias. Por isso, a câmara decidiu atribuir-lhe a Medalha de Mérito Municipal em Ouro como “sinal máximo do reconhecimento dos sanjoanenses”.

O trabalho de David Aleixo foi ainda enaltecido pelo presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro, por Gomes da Costa, da Liga dos Bombeiros Portugueses e pelo novo comandante. Normando Oliveira descreveu o antecessor como um comandante “incansável, atento, ponderado” e disse muito ter aprendido com ele.

O Comandante Operacional Distrital foi quem se mostrou mais emocionado. A ele cabia-lhe a leitura do despacho de homologação de Normando Oliveira como novo comandante dos bombeiros de S. João da Madeira, que se viu obrigado a interromper por segundos devido à emoção.

David Aleixo recebeu do corpo ativo uma estatueta e um retrato seu pintado à mão como sinal de gratidão. Lembranças que, como confessou ao labor mais tarde, o deixaram muito comovido. Em entrevista, confessou ainda que não sabe como aguentou a cerimónia, devido à carga emotiva da mesma. Durante um ritual de duas horas, Aleixo só quebrou uma vez, quando terminou o discurso de despedida, abraçando-se de seguida ao presidente da direção Carlos Coelho.

Jornal Labor

Sem comentários:

Enviar um comentário