segunda-feira, 17 de maio de 2010

Governo define período crítico de incêndios entre 1 de Julho a 15 de Outubro


O Governo estabeleceu 01 de Julho a 15 de Outubro deste ano como o período crítico de risco e prevenção de incêndios florestais, indica uma portaria publicada hoje em Diário da República.
Nessa altura, devem ser "asseguradas medidas especiais de prevenção contra incêndios florestais", afirma na portaria o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Rui Pedro de Sousa Barreiro.

O Governo decidiu estabelecer este período crítico baseado no "regime termopluviométrico de Portugal continental" e também no "historial regional" de incêndios ocorridos e nas "condicionantes associadas à organização dos dispositivos de prevenção e combate" a fogos.

No âmbito do dispositivo de combate a incêndios, o início deste período mais crítico de risco de incêndios coincide com o início da fase "Charlie", que vai até 30 de Setembro.

No passado dia 12, a Autoridade Nacional de Protecção Civil decidiu adiar por 15 dias o início da fase "Bravo", a segunda mais crítica, que estava previsto começar a 15 de Maio, mas começará apenas a 01 de Junho, o que provocou críticas por parte dos bombeiros, que se queixaram de não ter sido ouvidos nesta tomada de decisão.

A Protecção Civil justificou o adiamento com as informações do Instituto de Meteorologia, segundo as quais as temperaturas nesta altura do ano estão "dentro dos parâmetros para a época" e mesmo "inferiores" em alguns casos.

Segundo o comandante operacional nacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Paulo Gil Martins, o dispositivo disponível a partir do início da fase "Bravo" contará, até final de Setembro, com "22 519 operacionais e 5002 veículos de comando, intervenção e apoio".

Em relação à fase "Charlie", o dispositivo será composto por 9985 elementos, apoiados por 2177 veículos e 56 meios aéreos.
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário