sábado, 8 de maio de 2010

Heliporto não escapa à mudança de rotina

Ajuda: As camaratas dos Voluntários de Miranda do Corvo enchem-se de caminheiros. Os corredores da Escola Secundária D. Duarte, em Coimbra, também ganham uma vida diferente. A escola vai igualmente receber centenas de peregrinos. Para isso, fizeram-se contactos com antecedência. Rotinas já consolidadas nas peregrinações do mês de Maio.

Na escola, acolhem-se grupos de Amarante, Póvoa de Varzim, Viana do Castelo e Viseu. Tomam banho nos balneários da escola e voltam à estrada, pela Nacional 1. Para quem se desloca a pé, vindo do Interior Norte, da Guarda, Gouveia, Figueira de Castelo Rodrigo, Tábua, a pernoita está garantida no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo (Coimbra). O comandante dos voluntários, Fernando Jorge, fala ao DN das mudanças na rotina. As pessoas que chegam mais fragilizadas ficam instaladas no rés-do-chão. Os restantes dormem em colchões colocados no salão. "Do que eles precisam mais é de tomar banho e dormir. Há aqui três sítios para banhos. Tiramos o palco no salão e fica mais espaço para dormidas. As nossas ambulâncias ficam também disponíveis para levar peregrinos ao centro de saúde", assinala o comandante.

Outro aspecto fundamental não é descurado: as massagens. "Temos sempre aqui equipas para os primeiros socorros e lavagem de pés", assevera Fernando Jorge. "Todo o quartel fica transformado, até o heliporto vai albergar, momentaneamente, as viaturas que os acompanham. O espírito dos bombeiros é ajudar." Dali, fazem-se à estrada por Ansião, Alvaiázere, Ourém.

Amanhã, Coimbra tem um teste de fogo para a Protecção Civil: o monumental cortejo de cem carros alegóricos da Queima das Fitas coincide, precisamente, com o dia em que são esperados mais peregrinos a pé nesta cidade. "Estamos preparados para tudo", assume ao DN Vítor Figueiredo, da Cruz Vermelha, cujo posto fixo nesta cidade está preparado para acudir a milhares de peregrinos. Parte do IC2/EN1 será cortada ao tráfego automóvel, nos Fornos (sentido Norte/Sul), para segurança dos peregrinos.

DN

Sem comentários:

Enviar um comentário