quarta-feira, 9 de junho de 2010

Colisão frontal em Castelo de Paiva mata casal de namorados

A morte de um casal de namorados residente em Cinfães, na sequência de uma colisão frontal, em Castelo de Paiva, marcou o dia 7, devido à sucessão de acidentes num curto de espaço de tempo: 19 feridos e dois mortos em duas horas.

"Nunca vi nada assim". A expressão, dita com dor, saiu da boca do comandante dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, Joaquim Rodrigues, ainda os trabalhos, no IC35, estavam longe de terminar.

O Fiat Punto onde seguiam Daniel dos Santos Faria, de 23 anos, e Patrícia Emanuela Andrade Soares, de 20, namorados, residentes em Fornelos e Nespereira, freguesias de Cinfães, ficou com a frente completamente desfeita, fruto do capotamento que ainda ninguém sabe explicar. O casal seguia no IC35, no sentido Entre-os-Rios/Castelo de Paiva quando se deu a colisão frontal com outro automóvel, um Volkswagen Golf, onde viajavam quatro homens e uma mulher, e que circulava no sentido contrário. Os cinco ocupantes ficaram feridos.

O condutor, Bruno Teixeira, de 28 anos, de Soutelo, Cinfães, e o passageiro do lado, Luís Miguel Freitas, de 19 anos, também daquela freguesia, são os que inspiram mais cuidados, tendo sido levados de helicóptero do INEM. Todos foram transportados para o Centro Hospitalar do Vale do Sousa, em Penafiel.

Ontem, cerca das 21 horas, fonte do hospital garantia que nenhum corria risco de vida, embora Joana Patrícia Mendes, de 17 anos, de Castelo de Paiva, estivesse a ser operada. Bruno António e Luís Miguel encontravam-se ainda na sala de emergência.

Os restantes feridos, Bruno Miguel Alves da Cunha, 20 anos, filho do presidente da Junta de Bairros, Castelo de Paiva, e Cristiano Filipe Seabra, de 18 anos, morador no mesmo local, tiveram alta.

GNR tenta travar romaria - Poucos minutos após o acidente, o local foi invadido por dezenas de pessoas, saídas de carros, que procuravam ver de perto a tragédia. Mesmo com o corte total da estrada - medida tomada pela GNR para travar a romaria e proceder às operações de salvamento e resgate -, não desistiram. Para acompanhar as operações de desencarceramento, subiram a uma ladeira paralela à via. E aí ficaram durante a tarde, enquanto os bombeiros procuravamm tapar, com plásticos, o triste cenário.

A operação de retirada das vítimas mortais não foi tarefa fácil para os bombeiros que levaram horas para concluir a missão. No final, o cansaço e o desalento da equipa eram visíveis. O suor escorria-lhes pela cara. Tinham morte no olhar.

Os corpos dos dois namorados foram transportados para a delegação de Penafiel do Instituto de Medicina Legal, desconhecendo-se ainda quando terão lugar os funerais.

Catorze feridos ligeiros - Duas horas depois do acidente em Castelo de Paiva, outro choque frontal, menos grave, ocorria no cruzamento da Foz do Sousa, em Covelo, Gondomar, na EN 108.

Segundo fonte dos Bombeiros de Valbom, um automóvel onde seguia um casal de idosos terá colidido de frente com outro, que transportava um casal com dois filhos menores.

Os seis ficaram feridos e foram transportados para os hospitais de S. João e de Santo António, no Porto. Contudo, nenhum apresentava sinais para preocupações.

Sensivelmente à mesma hora, no lugar do Toutosa, Livração, Marco do Canaveses, um veículo ligeiro, que seguia no sentido Amarante-Marco de Canaveses, despistou-se numa curva e foi embater noutro carro que circulava no lado oposto. Este, com violência do choque, capotou sobre um muro baixo e só parando numa propriedade. Um dos passageiros teve de ser desencarcerado. Resultado: oito feridos considerados ligeiros, apesar de, pelas 20 horas, continuarem a ser assistidos no Centro Hospitalar do Vale do Sousa.

* com Alexandra Figueira, António Orlando, Carla Sofia Luz e Tânia Santos

JN

1 comentário: