sábado, 5 de junho de 2010

Dia Municipal do Bombeiro – Barreiro

Até dia 10 de Junho continua a discussão pública o Plano Distrital de Emergência do Distrito de Setúbal

Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, reconheceu a importância de «manter vivas» no concelho do Barreiro de duas corporações de Bombeiros, apesar das dificuldades dos tempos actuais e sublinhou que pela sua acção assumem-se como combatentes na defesa do património do Barreiro.

António dos Reis, Comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, salientou que menos de 10% da população residente no Barreiro é sócio dos Bombeiros, seja de um ou da outra corporação – “e preciso mudar esta situação”.

José Figueiredo, Comandante dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública, referiu que este era o dia da homenagem aos bombeiros – “mas isto sabe a pouco, para o trabalho que é feito durante todo o ano”.
No âmbito das comemorações do «Dia Municipal do Bombeiro» realizou-se, hoje, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, a Sessão Solene de Entrega das Condecorações de Bons Serviços aos Soldados da Paz que completaram 10, 15 e 25 anos ao serviço da comunidade.

O Verão não vai ser fácil - José Figueiredo, Comandante dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública, referiu que este era o dia da homenagem aos bombeiros – “mas isto sabe a pouco, para o trabalho que é feito durante todo o ano”.
O Comandante do Corpo de Salvação Pública, sublinhou que este ano – “o Verão não vai ser fácil”, sublinhando que, “hoje mesmo tivemos uma boa prova” – referindo-se ao incêndio que ocorreu durante a tarde na Mata da Machada, situação que foi eficazmente controlada pelas duas corporações de bombeiros do Barreiro.
José Figueiredo lançou o repto à boa cooperação entre as duas corporações de bombeiros – “independentemente da forma como adquirimos material”.
No terreno, não devemos olhar para que corporação pertencemos, mas, apenas apostarmos em defender as populações” – salientou José Figueiredo.

Menos de 10% da população residente no Barreiro é sócio dos Bombeiros - António dos Reis, Comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, salientou que a comemoração do «Dia Municipal do Bombeiro» é «uma marca importante» que dá para dar relevo à acção «discreta» dos bombeiros.
Recordou que menos de 10% da população residente no Barreiro é sócio dos Bombeiros, seja de um ou da outra corporação – “e preciso mudar esta situação”.
“Os barreirenses nem dão conta da existência da mão protectora dos bombeiros” – referiu, assumida com o “espírito voluntário” mas com”profissionalismo”.
António Reis, sublinhou as dificuldades que existem financeiras e na aquisição de materiais – “são castradoras da possibilidade de fazermos melhor”.
O Comandante dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, referiu que o Barreiro tem pela frente «um tempo novo» que deve ser encarado como uma oportunidade – a construção da Terceira Travessia do Tejo e a Alta Velocidade – “são desafios para os barreirenses”.
António Reis alertou as autoridades da área da Protecção Civil para que os Bombeiros do concelho do Barreiro sejam preparados para responder aos desafios do futuro, recordando que entre as duas corporações entre comandos e direcções – “há um clima de boa harmonia e entendimento”.

Discussão pública o Plano Distrital de Emergência - Miguel Jorge, Adjunto do Governador Civil de Setúbal, referiu que a actividade dos bombeiros é de «grande nobreza» sendo este dia uma prova do reconhecimento da acção que desenvolvem», num «importante trabalho de serviço público».
O Adjunto do Governador Civil de Setúbal deu relevo à acção que tem sido desenvolvida pelo Governo e autarquias na organização da Protecção Civil e na melhoria das infraestruturas.
Miguel Jorge alertou para os desafios que vão ser colocados no período de Verão, sublinhando que foi elaborado um «Plano Operacional Distrital» com o objectivo de «optimizar recursos» e «minimizar os impactos».
Recordou que até ao próximo dia 10 de Junho continua em aberto a discussão pública o Plano Distrital de Emergência, documento essencial para dar respostas aos desafios que se colocam nos tempos actuais que exigem - «concentração de esforços» e que «trabalhemos todos juntos».

Somos combatentes - A encerrar a sessão, Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, reconheceu a importância de «manter vivas» no concelho do Barreiro de duas corporações de Bombeiros, apesar das dificuldades dos tempos actuais.
O autarca salientou que as duas corporações de bombeiros são compostas por homens e mulheres - «verdadeiros combatentes» na defesa do património do Barreiro, que se enquadram na forma de estar e ser dos barreirenses, que «sempre foram combatentes pela democracia e pela melhoria das condições de vida».
Carlos Humberto, sublinhou a importância da construção da Terceira Travessia do Tejo como essencial para que o Barreiro -«não continue a ser uma periferia da Área Metropolitana de Lisboa e da Península de Setúbal».
O autarca referiu que «somos combatentes» e por isso «não desistimos» e apelou aos Bombeiros para que continuem a dar o contributo na construção de um Barreiro novo, onde haja emprego - «um Barreiro que crie riqueza» para a região e para Portugal.

As comemorações do Dia Municipal do Barreiro prosseguem amanhã, dia 6 de Junho, com o seguinte programa:

Dia 6 DE JUNHO
10h00 – Hastear Solene da Bandeira no Quartel dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública
10h45 – Hastear Solene da Bandeira no Quartel dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste
11h30 – Desfile de Fanfarras e viaturas das duas Corporações de Bombeiros
Percurso: Rua Miguel Bombarda, Paços do Concelho da Câmara Municipal do Barreiro, Forum do Barreiro com breve paragem das fanfarras e viaturas junto à rotunda “Paz e Amizade”.
Rostos

Sem comentários:

Enviar um comentário