quinta-feira, 24 de junho de 2010

Secretário de Estado da Protecção Civil admite Verão “com algumas dificuldades”

O Secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, esteve na segunda-feira, dia 21 de Junho, na Guarda, onde se inteirou dos meios existentes para o combate aos fogos florestais e reconheceu que o dispositivo terá que estar preparado “para um ano com algumas dificuldades”.
Vasco Franco visitou o Centro de Meios Aéreos, o quartel dos Bombeiros Voluntários da Guarda, reuniu no Centro Distrital de Operações de Socorro e inaugurou uma exposição do Ministério da Administração Interna intitulada “Ministros: do Reino à Administração Interna-1834/2009”, no Átrio dos Paços do Concelho.
Em declarações aos jornalistas, o Secretário de Estado disse que, caso se mantenham condições meteorológicas “com algumas chuvas de vez em quando” e “algumas baixas de temperatura” o verão poderá ser “razoavelmente tranquilo”, mas mostrou-se preocupado com a possibilidade do registo de temperaturas elevadas. Alertou que, como é previsível, se as condições climatéricas forem as habituais para esta época do ano, o dispositivo terá que estar preparado “para um ano com algumas dificuldades”.
Vasco Franco observou que pelo facto de este ano ter chovido até Junho contribuiu para que tenha crescido “uma quantidade muito grande de material combustível que facilitará as ignições”.
Por outro lado, indicou que a chuva impediu a realização de “um conjunto de acções de prevenção” que costumam ser realizadas durante os meses de Abril e Maio, nomeadamente acções de fogo controlado para eliminar zonas de mato e a abertura de faixas de contenção.Nesta passagem pela Guarda, o Secretário de Estado da Protecção Civil também apelou aos utilizadores da floresta para que tenham “cuidado” com o uso do fogo, porque grande parte dos incêndios surge “por acção humana, muitas vezes inadvertida, e é preciso ter cuidado”.
O Governante também reagiu a um estudo publicado naquele dia, que dava conta que os portugueses confiam pouco nos políticos, advogados, banqueiros, gestores de grandes empresas e juízes, enquanto acreditam mais nos bombeiros, professores e carteiros.
Vasco Franco declarou que os portugueses “têm razão para confiar” nos bombeiros” porque “são a base de todo o sistema [de Protecção Civil e Socorro]”. “Quando falamos em bombeiros, falamos num leque alargado, não só de toda aquela rede que é fundamental para a protecção civil, que são os corpos de Bombeiros Voluntários, que estão por todo o país, como falamos também dos corpos profissionais que foram criados, nomeadamente a Força Especial de Bombeiros (Canarinhos) e o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR”, declarou.
Na opinião de Vasco Franco, “todo este conjunto de homens e de mulheres que se dedica a esta actividade naturalmente merece ser reconhecido pelos portugueses e merece que os portugueses tenham confiança neles, porque o seu lema «Vida por Vida», diz tudo”.
Jornal da Guarda

Sem comentários:

Enviar um comentário