sábado, 12 de junho de 2010

Curso de Primeiros Socorros Suporte Básico de Vida no Pico

Iniciou-se esta segunda-feira, um curso de primeiros socorros suporte básico de vida, dirigido à população em geral , ministrado pela Associação dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, entidade creditada para o efeito.
A formação que decorre até sexta-feira no Quartel dos Bombeiros Voluntários da Madalena conta com um razoável número de participantes, desde enfermeiros, engenheiros de construção civil até fisioterapeutas, todos do concelho da Madalena.
Durante cinco dias vão ser abordados temas a nível de primeiros socorros, controlo de hemorragias, choques, traumatismos, intoxicações, emergências médicas (convulsões e epilepsia), diabetes, etc… Contactado pela nossa redacção, José Feliciano, formador do curso explica que todos deveriam ter pelo menos algum conhecimento básico sobre os primeiros socorros, “existem gestos que salvam vidas”, como também, considera que alguns destes conhecimentos deveriam ser dados na escola.
As aulas práticas começam esta terça-feira e na sexta-feira último dia, serão feitos simulacros, ou seja, tudo o que aprenderam vão aplicar em traumatismos, imobilização e reanimação cardio respiratória.
Esta é a primeira vez que a Associação dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada realiza esta formação no Pico, segundo José Feliciano este curso por acarretar demasiados encargos para esta associação, poderá não se realizar mais na ilha, e acrescentou que “por ter um custo elevado para a população, 120 euros por pessoa, apenas obtiveram 13 participantes”.
A formação é dada pós laboral, tem um total de 20 horas, e no final os formandos recebem um certificado e cartão de socorrista válido por 3 anos.

Rádio Pico

Sem comentários:

Enviar um comentário