sexta-feira, 25 de junho de 2010

Maioria dos fogos em Viseu causada por "mão criminosa"

Secretário de Estado pede atenção redobrada aos incêndios no distrito. Bombeiros já tiveram ontem um dia complicado

A maior parte dos incêndios no distrito de Viseu "têm origem em acção humana, negligente ou criminosa". A afirmação é do secretário de Estado da Protecção Civil que anda pelo País a visitar as bases de combate aos fogos. Ontem um violento incêndio destruiu uma considerável área de mato e floresta, no concelho de Mangualde, mas por todo o País as chamas deram trabalho aos bombeiros e obrigaram mesmo à mobilização de um helicóptero espanhol.

A situação mais grave viveu-se em Póvoa de Cervães, Mangualde, onde um incêndio obrigou à mobilização de meia centena de Bombeiros. Este incêndio evoluiu depois para Ponte Palhês, na fronteira com o distrito da Guarda, onde as elevadas temperaturas colocaram o distrito em alerta. Ao final da tarde o incêndio tinha "duas frentes activas", informou o adjunto do Comando dos Bombeiros de Mangualde e foi reforçado com dois aviões pesados Canadair. Na Guarda, as chamas atingiram o Parque Natural da Serra da Estrela, em Alvoco da Serra, e foram combatidas com um helicóptero pesado e 34 bombeiros.

Viseu é um dos distritos onde se verificam mais incêndios de origem criminosa, uma realidade que levou o secretário de Estado da Protecção Civil a pedir aos bombeiros e polícias "acção mais redobrada". "O distrito de Viseu tem uma concentração muito grande de incêndios provocados por acção criminosa, o que exige um reforço redobrado", disse Vasco Franco.

DN

Sem comentários:

Enviar um comentário