sábado, 12 de junho de 2010

Corporações de Bombeiros de Alcobaça homenageadas pela autarquia

As quatro corporações de Bombeiros que existem no concelho de Alcobaça estão mais bem equipados para auxiliar a população. Os voluntários de Alcobaça, Benedita, S. Martinho e Pataias receberam fatos e calçado apropriado para combate a incêndios e outros equipamentos, num dia em que a autarquia prestou homenagem aos Soldados da Paz.

No passado dia 30 de Maio a cidade de Alcobaça acolheu as comemorações daquele que foi o primeiro Dia Municipal do Bombeiro. De manhã as quatro corporações participaram no simulacro de um acidente com um autocarro e um veículo ligeiro em plena Avenida dos Combatentes. Uma oportunidade para os voluntários mostrarem algum do equipamento de que dispõem e várias técnicas utilizadas diariamente no socorro às vítimas de acidentes rodoviários.

Da parte da tarde percorreram algumas artérias do centro histórico da cidade num desfile motorizado e apeado e participaram na cerimónia oficial do dia. Onde receberam os equipamentos.

À corporação de Alcobaça a autarquia entregou dez fatos de combate a incêndio Nomex e à da Benedita ofereceu cinco aparelhos respiratórios Arica. Os voluntários de São Martinho receberam 34 pares de botins de combate a incêndios e 14 calças Nomex. Por fim coube aos Bombeiros de Pataias a oferta de 65 pares de botins de combate a incêndios. Equipamentos que contribuem para que Alcobaça seja "um concelho seguro, porque possui meios materiais e humanos para proteger a comunidade", garantiu o comandante dos Bombeiros de Alcobaça, Mário Cerol, em representação das quatro corporações, naquela que diz ter sido "um dia de grande significado para todos os Bombeiros".

Em dia de homenagem o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, salientou a importância do voluntariado numa altura em que o país atravessa grandes dificuldades e elogiou o trabalho de socorrismo garantido pela "dedicação diária de muitos homens". Acreditando, também, que o concelho de Alcobaça dispõe dos meios necessários à protecção da população, o autarca apelou à partilha de experiências, de conhecimento e de auxílio entre as corporações, "para que o concelho funcione como uma só voz".

Depois desta primeira edição, a promessa do executivo autárquico liderado por Paulo Inácio é que o Dia Municipal do Bombeiro será comemorado em Alcobaça todos os anos.

Expresso/Gazeta das Caldas

Sem comentários:

Enviar um comentário