terça-feira, 29 de junho de 2010

Incêndio num aviário em Oliveira de Frades mata 12 mil pintos

Doze mil pintos morreram num incêndio ocorrido esta madrugada num aviário em Vilarinho, concelho de Oliveira de Frades, que provocou um prejuízo estimado em cerca de 100 mil euros.
“Quando chegámos ao local, já estava o aviário totalmente tomado pelas chamas e não havia nada a fazer”, contou o comandante dos bombeiros locais, Fernando Farreca.

As preocupações dos bombeiros centraram-se em “fazer protecção a todas as zonas expostas ao aviário”, uma vez que havia casas a cerca de dez metros, e depois proceder às operações de rescaldo, que duraram hora e meia.

Segundo Fernando Farreca, o alerta para o incêndio foi dado cerca das 05h00, por uma pessoa que passou na estrada, e os moradores “só se aperceberam do que se estava a passar quando chegaram os carros dos bombeiros”.

Além de conter material combustível, o aviário “era antigo e tinha uma estrutura de madeira”, o que terá levado à rápida propagação das chamas.

O comandante dos voluntários de Oliveira de Frades avançou que na origem do incêndio “poderá ter estado um curto-circuito”, uma vez que os pintos tinham quatro semanas e “até ontem [segunda-feira] esteve o aquecimento ligado”.

Ao local deslocaram-se 12 bombeiros e três viaturas dos voluntários e três elementos e uma viatura dos sapadores florestais.
Público

Sem comentários:

Enviar um comentário