quinta-feira, 17 de junho de 2010

Bombeiros voluntários isentos de pagamento mensal para ligação ao sistema

As corporações de bombeiros voluntários vão ter isenção do pagamento mensal referente à ligação ao Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), disse hoje o secretário de Estado da Proteção Civil.

Vasco Franco, que falava na Comissão Parlamentar da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, avançou também que está a ser estudada uma solução para a aquisição dos terminais de ligação ao SIRESP para os bombeiros voluntários.

"Os bombeiros voluntários vão estar isentos de pagamento mensal da assinatura" para a ligação ao sistema, uma decisão que será alvo de um despacho a publicar brevemente, referiu o governante.

Por outro lado, "estamos a procurar uma solução para adquirir os terminais" indispensáveis para que as corporações de bombeiros estejam ligadas ao SIRESP, salientou, acrescentando que existem já "milhares de terminais em todas as forças de segurança".

As forças de segurança e serviços de emergência contam com um sistema de comunicação digital via rádio, o SIRESP, que 10 anos depois do lançamento entrou em funcionamento recentemente em todo o país, fruto de uma parceria público-privada.

Em resposta a uma questão do deputado Agostinho Lopes, do PCP, partido que pediu a audição, o secretário de Estado garantiu que não existem pagamentos em atraso aos bombeiros, admitindo a possibilidade de existirem situações ainda não resolvidas devido à falta de algum documento.

Acerca de 95 viaturas destinadas aos bombeiros, disse que a sua aquisição teve de ser sujeita a um concurso internacional. A maior parte das viaturas está já em processo de adjudicação, mas para 17 delas teve se ser lançado novo concurso por falta de interessados no primeiro.

O governante reconheceu que esta forma não é a "mais adequada", avançando que será feita uma proposta no sentido de serem as corporações a realizarem as candidaturas para as viaturas que necessitam.

A audição parlamentar sobre "dispositivo especial de combate a incêndios florestais" contou também com a presença dos secretários de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, e das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro.

Destak

Sem comentários:

Enviar um comentário