quinta-feira, 10 de junho de 2010

Castelo Branco já tem Juvebombeiro

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco já tem um núcleo da Juvebombeiro, uma estrutura criada no seio da Liga dos Bombeiros Portugueses, para congregar os jovens integrados nos quadros de pessoal dos corpos de bombeiros voluntários de todo o país, na faixa etária dos 14 aos 30 anos.

Tiago Almeida e Susana Coutinho assumem o papel de delegado e subdelegada, respectivamente e que, juntamente com Tiago Vilela, Tiago Gaspar e Gonçalo Leal formam o “núcleo duro” desta estrutura recém-criada em Castelo Branco e que conta já com cerca de 40 associados. Com o passar do tempo, esta equipa contará ainda com Hugo Moreira, do Grupo Avançado de São Vicente da Beira.

O plano de actividades do Núcleo da Juvebombeiro de Castelo Branco também já foi entregue e integra um passeio pedestre, nos finais de Setembro, e um peddy-paper. “Não quisemos apresentar um plano muito ambicioso, com grandes actividades, para depois não defraudarmos as expectativas. Preferimos começar com coisas mais simples e ir avançando depois para outras ideias”, referem, adiantando ainda que estas acções, que terão lugar ao ar livre e podem ser feitas por todo o concelho, são destinadas a todos os bombeiros e comunidade em geral, pretendem também “sensibilizar a comunidade e conseguir, quem sabe, novos elementos para os bombeiros”.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco apoia esta iniciativa dos mais jovens, no sentido de “promoverem actividades culturais, desportivas e recreativas, mostrando que os bombeiros também podem criar momentos de convívio à margem da sua missão de apagar fogos e prestar socorro”. Para José Mariano estas actividades “são também uma forma de os manter ocupados de forma saudável”.

Refira-se que a Juvebombeiro “tem por missão mobilizar os jovens inseridos em corpos de bombeiros voluntários, de modo a sensibilizá-los e motivá-los para os valores subjacentes ao associativismo e o voluntariado nos bombeiros, implicando-os na realização de acções concretas de solidariedade e convívio, a fim de que assumam responsabilidades e desenvolvam o espírito de iniciativa no âmbito da instituição de que fazem parte integrante, garantindo, assim, a sua continuidade”.

Segundo o regulamento destes núcleos, “com as suas actividades, a Juvebombeiro pretende motivar as Associações e Corpos de Bombeiros para que dinamizem a participação dos seus jovens na Juvebombeiro; desenvolver a cooperação, o convívio e acção conjunta entre os jovens aderentes; e promover a formação dos jovens aderentes, tendo em vista a construção de uma consciência de cidadania activa e participante”.

Reconquista

Sem comentários:

Enviar um comentário