sexta-feira, 18 de junho de 2010

Secretário de Estado da Protecção Civil visitou futuro heliporto

O secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, visitou os Bombeiros Voluntários de Baltar na semana passada. O governante aproveitou a ocasião para observar as obras do futuro heliporto e para dar uma palavra de incentivo aos voluntários e aos elementos do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR.
Obras essas que deverão estar concluídas até ao final desta semana, permitindo que a inauguração ocorra entre o final deste mês e o início de Julho.
Baltar terá edifício de formação de combate a incêndio urbano.
A fase "Bravo" de combate a incêndios florestais começou recentemente e levou a que os responsáveis da Protecção Civil percorressem vários pontos de socorro espalhados pelo país. Na quarta-feira, o secretário de Estado esteve em Baltar, onde visitou as obras do futuro heliporto da corporação de bombeiros instalada naquela localidade. A acompanhar Vasco Franco estiveram outras individualidades ligadas aos bombeiros e à GNR. Também o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, marcou presença.
"AS obras estão a ficar concluídas. Até final da semana deverão estar prontas", afirmou, ao VERDADEIRO OLHAR, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Baltar.
Delfim Cruz antevê, igualmente, que a inauguração ocorra entre o final deste mês e o início de Julho.
Neste momento, já existe em Baltar um helicóptero de primeira intervenção, com capacidade para transportar nove homens. "Será este aparelho que ficará até final da época. Posteriormente, poderá vir o Komov", frisa Delfim Cruz.Em Baltar será ainda construído um edifício de três pisos para a formação de combate a incêndios urbanos.
Para além da visita às obras, o secretário de Estado aproveitou a passagem por Baltar para dar "uma palavra de incentivo" aos elementos do GIPS da GNR, cuja acção será primordial no combate aos incêndios de Verão.
Depois de Baltar, Vasco Franco seguiu para o Porto, onde foi assinado um protocolo entre o Governo Civil e a IKEA para a aquisição de duas câmaras térmicas. Este equipamento permitirá que os GIPS detectem focos de calor mesmo após a fase de rescaldo.
O Verdadeiro Olhar

Sem comentários:

Enviar um comentário