quinta-feira, 17 de junho de 2010

Simulacro de fuga de gás testa meios de segurança

Avaliar o plano de emergência interno da Companhia Logística de Combustíveis da Madeira(CLCM), assim como testar a sua eficácia, foram os objectivos do simulacro de fuga de gás propano, ontem realizado no parque de armazenamento de combustíveis situado na Zona Franca da Madeira, freguesia do Caniçal.
Este simulacro geral envolveu diversas entidades, entre elas o Serviço Regional de Protecção Civil, Bombeiros Municipais de Machico e Sociedade de Desenvolvimento da Madeira.
Com aquele simulacro, segundo informação da companhia, um dos objectivos “seria detectar e corrigir alguns desvios de procedimentos do plano de emergência, assim como proporcionar a oportunidade de melhorar a interacção com os meios de socorro externos e ainda testar e criar rotinas de comportamento em situações de emergência junto da população local”.
Aquele simulacro, no fundo, de acordo com o comunicado, serviu de treino dos intervenientes para que, quando confrontados com situações de risco reais, possam dar cumprimento aos exigentes requisitos de segurança nacionais e internacionais.
De referir que a CLCM é uma empresa do grupo Galp Energia que efectua a sua logística de combustíveis da Madeira, tendo um parque na freguesia do Caniçal com 22 reservatórios onde se armazenam gasolina, gasóleo, fuel, combustível de aviação jet A1 e butano.
O parque está ainda equipado com uma estação de tratamento de águas (ETAR), aquecimento a vapor, aquecimento eléctrico, tubagens dedicadas, enchimento de carros tanque e enchimento de garrafas de gás. Os acessos no parque do Caniçal, são efectuados por via marítima, através de quatro bóias de amarração, e por via rodoviária.
Os Bombeiros Municipais de Machico destacaram para o efeito 13 elementos, incluindo o comandante Rui Faria, apoiados por seis viaturas e mais duas dos “Municipais de Santa Cruz, confirmou fonte daquela corporação”.
Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário