quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Bombeiros Voluntários e Municipais de Viseu Combateram Chamas em Viatura GPL (Reportagem)

Hoje ao meio da tarde, cerca das 16:10h, na EN 16 (estrada do Caçador), no sentido Mangualde - Viseu, ocorreu um incêndio numa viatura ligeira a gasolina/gás (GPL). Acorreram de imediato ao local os bombeiros Voluntários e Municipais de Viseu, onde sentiram alguma dificuldade em extinguir as chamas devido ao combustível líquido que se misturava com o gás.
No resultado desta actuação o automóvel ficou bastante danificado na zona do motor e o seu interior ficou inundado devido à acumulação de água na bagageira pois foi necessário arrefecer o tanque de gás para evitar sobreaquecimento e explosão.
Para além de alguns bombeiros envolvidos não estarem devidamente equipados com os seus EPI’s, felizmente não houve feridos a registar.





8 comentários:

  1. "foi necessário arrefecer o tanque de gás para evitar sobreaquecimento e explosão"!!!!!!!!!!
    Estimados senhores, antes de falarem, primeiro tem de se imformar bem como o GPL funciona, pelos vistos o incendio foi no motor, quantos graus estão na bagageira? a multi-válvula que tem o depósito de GPL tem mais segurança que um depósito de gasolina, tem um fusibel termico, uma valvula de sobre-pressão e uma valvula de descarga, é practicamente imposivel um deposito de GPL explodir, por favor mandem o Sr que escreveu isto tirar um curso!

    Atentamente

    Jorge Incredulo

    ResponderEliminar
  2. eu tb tive presente neste incendio por tras dos gradeamentos do recheio e o k li no blog descreve exatamente o k os bombeiros tavam a dizer tanto k a primeira foto k se bem me lembro tavam a encher de agua a mala do carro com agua por isso mesmo por motivos de possivel explosao. pode ver-se k foi exatamente o k fizeram agora se era preciso ou nao foi na verdade o k eles disseram e fizeram eu tb testemunho. carros a gás longe de mim

    ResponderEliminar
  3. Fiquei curiosa em saber a verdade se realmente um carro a gás explode ou não. Li o comentário do Antonio e não tem razao quando diz "é practicamente imposivel um deposito de GPL explodir" pesquisei e veja o que encontrei no meio de muitos textos idênticos. Leia este artigo que fomenta o contrário do que o senhor diz:
    "O carro que explodiu em um dos acessos à Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta sexta feira (28), é um alerta para quem tem um veículo movido a gás. Segundo os bombeiros, o automóvel pegou fogo e em seguida o cilindro de gás natural do combustível explodiu. O motorista José Castro Moreira Carneiro saiu do veículo a tempo e foi levado para o hospital com pressão alta, mas já foi liberado. O acidente congestionou o trânsito da Barra"... (http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL332882-9658,00.html)
    AFINAL O BLOG E OS BOMBEIROS DE VISEU TÊM RAZÃO.
    RSRSRSRRSRS. António, quanto a mim você perdeu uma oportunidade de estar caladito.

    ResponderEliminar
  4. pois, isto dos cursos de teoria já nós temos muitos, queres vir aqui ao concelho de azambuja e nós bombeiros, vamos mostrar-te como é possível a explosão do tanque de gás, e já agora falavas com as pessoas que estavam na viatura, mas não vai ser possível porque morreram, vem para o terreno trabalhar e deixa a papelada!!!
    Carlos manuel

    ResponderEliminar
  5. Então António, abandonaste o facto de te defenderes ou já não tens argumento?
    Cá para mim és tu que controlas o negócio nos gpl e não queres que se receie de que este sistema nos carros não é seguro, assim não ganharias nota... :-)
    Parabéns aos bombeiros de Viseu por o pormenor de ter em especial atenção ao tanque de gás.
    Só não gostei de ver alguns dos meus colegas Viseenses a trabalhar sem equipamento de protecção, mas isso fica para os comandantes decidirem e é essa a responsabilidade deles.
    Bom fim de semana a todos os bombeiros portugueses e quanto a ti António, deixa lá as teorias e dedica-te mais à prática e escuta quem tem experiência no assunto.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Boa Tarde. No meu entender os Bombeiros de Viseu, fizeram muito bem o seu trabalho poie é como manda o protocolo de ataque a incendio a veiculo Gpl, tal como qualquer veiculo que transporte gas. Em parte o Antonio tem alguma razao no que diz em que os sistemas a gpl sao seguros. Sao, é verdade mas nao sao infaliveis como diz. Se assim fosse, uma cisterna que transportasse gas e tivesse um acidente nao haveria perigo algum, nao era? nao custa nada prevenir o pior, pois como alguem diz em cima depois ninguem fica pra contar como foi!

    ResponderEliminar
  7. Bem sei que já passou algum tempo depois desta ocorrência, mas não queria deixar de fazer referencia a duas coisas;
    1º-Acho que de uma forma geral a actuação dos bombeiros foi correcta e eficaz.
    2º- estiveram no local duas corporações de bombeiros, uma voluntaria e outra profissional.
    3º- Eu so vi equipamentos de protecção como casacos a dizer voluntarios e se esses eram os de capacete amarelo, entao vejam quem é que nao tinha o respectivo equipamento

    ResponderEliminar
  8. olá,sou o Marco

    passei por aqui e resolvi ler os artigos escritos, presumo que os comentarios foram todos escritos por bombeiros e como bombeiro vou deixar o meu também.

    1º Nós depois Nós e depois Nós e depois os outros(EPI completo inclui ARICA). Segurança por prevenção foi o que foi efectuado neste caso. Mas pela dimensão das chamas na foto, por excesso. o habitáculo não tinha sido tomado, certo.

    tratava-se de uma combustão em combustivel liquido(oleos e gasolinas)no motor (se era hibrido) e com uma fuga de gás em tubos de transporte (condutas).

    um deposito de combustivel GPL (2/3 liquido e 1/3 gasoso, quando cheio), poque os gases quando comprimidos aquecem e passam a liquidos.
    O deposito fica então sobre pressão, certo.

    então, se aquecermos o deposito, a pressão dentro do deposito aumenta, e ai vem a valvula do antónio, dispara. só que temos que pensar que a valvula só debita gás e numa certa quantidade limite (dimensão do tubo de escape da valvula). Bem saberemos todos que o gás liquido se expande 380 vezes quando passa a gás, duvido que o tubo deixe passar tanto gás.

    Ah,O mais importante,aliado a isto, temos o problemas de construção do deposito que se for em metal, a determinada temperatura derrete (fundesse), a muito menos temperatura já não aguentará o pressão do gás.

    Ora, preocupamo-nos com a segurança, mas será que a saida do deposito, não haverá uma valvula. Foi assim que apagaram o fogo nos tubos, não foi. Ou criaram uma nuvem de gás na região.

    quanto ao liquido combustivel em depositos o procedimento é igual, pois o risco de aquecimento do deposito faz o liquido passar a gás, aquele que arde sobre a forma de monoxido de carbono.(Fenomenologia da Combustão).

    António, entendeste.

    os jornalistas que escrevem noticias não são bombeiros,ainda por cima do Brasil. eu passo muitas horas no meio da papelada e de vez enquando vou ao terreno.

    Marco Gomes
    Constância

    ResponderEliminar