domingo, 24 de janeiro de 2010

Serra da Estrela Mais Segura

Brigada de Bombeiros que prestam serviço na Serra da Estrela: Gouveia, Loriga, Manteigas, São Romão, Seia, Covilhã e Canarinhos.
Os bombeiros de Gouveia, Loriga, Manteigas, São Romão, Seia, Covilhã e Canarinhos, durante o período que decorre de 19 de Dezembro ao Domingo seguinte ao da Páscoa, integrados no Plano de Operações Nacional – Serra da Estrela, “O Plano de Operações Nacional - Serra da Estrela é um instrumento de gestão operacional conjunta e plurianual, que permite planear, organizar e coordenar um Dispositivo Conjunto de Protecção e Socorro na Serra da Estrela, constituído por meios humanos e equipamentos de resposta operacional, dos Corpos de Bombeiros do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR e da Força Especial de Bombeiros – Canarinhos, capazes de responder com eficácia às necessidades dos cidadãos nos locais do Maciço Central da Serra, acima dos 1.400 metros”, estão de prevenção na Serra da Estrela.

Segundo aqueles operacionais, a Serra da Estrela é um lugar para desfrutar, mas que requer o maior respeito e alguns cuidados, no período de 19 de Dezembro de 2009 a 18 de Janeiro de 2010, já envolveram no Plano de Operações 275 Elementos (210 dos Bombeiros locais e 65 dos Canarinhos), 110 Veículos e prestaram os seguintes serviços:

Quedas-3; D.Súbitas-16; Evacuações-2; P. Socorros-25; Trans. Hospitalares-13; Desempanagens-9; Desabamentos-1.
Num total de 69 serviços.
Mas também naquele período os Bombeiros prestaram os mais diversos serviços de apoio e transporte, quer à população em idade escolar quer a outros, que por causa da neve e do gelo sentiram dificuldades no sopé da Serra e nas Aldeias de Montanha, abaixo da cota dos 1.400 metros:
Como anteriormente aqueles Operacionais referiram, a Serra da Estrela é para desfrutar, mas aconselham:
- Respeito pela natureza, pelas regras de trânsito e por outros dados que, no momento, os Agentes da Protecção Civil (Bombeiros, Autoridade Policial, Estradas de Portugal, etc.) ali em serviço, lhes possam fornecer.
Mas antes de iniciar a viagem: Fazer uma revisão aos travões, luzes, níveis de óleos e combustíveis.
Durante a viagem: Conduzir a velocidade reduzida, evitar acelerações ou travagens bruscas e usar, de preferência, o motor para reduzir a velocidade.
Se for surpreendido(a) por um Temporal: Não perder a calma, não entrar em pânico, alertar os Agentes de Protecção Civil (Bombeiros, Autoridade Policial ou Estradas de Portugal/Centro de Limpeza de Neve), indicando onde está, quantas pessoas ali se encontram, e fornecer o seu nome e contacto.
As Equipas de Socorro, que poderão demorar, irão em auxílio de quantos delas necessitem!
Enviado por: Cmdt. Virgílio Borges
Fotografias das viaturas retiradas do portal www.bombeiros.pt

10 comentários:

  1. Sem dúvida Sr. Comandante Borges uma boa atitude a sua de apresentar estes dados, afinal não é só os GIPS que fazem serviço de socorro na serra, NÓS BOMBEIROS DO DISTRITO TAMBÉM LÁ ANDAMOS!
    E mais, os seus conselhos são extremamente úteis importante é segui-los com civismo.
    Parabéns ao blogg e ao Sr. Comandante por se dignarem apresentar estes dados assim vamos ficando informados que nós bombeiros somos e seremos úteis também.
    Um abraço
    J. CB-Guarda

    ResponderEliminar
  2. Mto bem meu comandante, assim é que é falar, nós bombeiros confiamos em si, no seu prestável serviço de coordenação e organização, pena é que não sejam assim todos os comandantes do concelho...

    ResponderEliminar
  3. uns com tanto outros com nada...

    ResponderEliminar
  4. No Cb de Seia está e temos o melhor comandante do Distrito. Se um dia você chegá-se a CODIS ACREDITO que faria cumprir muitas das coisas que andam obscuras e as trazia muito rápido às claras de todos nós. O Distrito nas mãos do nosso comandante Virgilio caso ele fosse CODIS não deixava um unico bombeiro impune, muito menos qualquer comandante sem processo disciplinar, muito menos deixaria comandantes que em vez de andarem a cumprir o seu serviço no combate aos fogos, estão no larote do protagonismo com os média e esquecendo-se de nós zés-bombeiros. Para um bom entendedor meia palavra basta.
    Comandante Virgilio conte sempre connosco, conte sempre com o apoio dos seus bombeiros de Seia e do Distrito da Guarda. A nossa Serra lucra com o senhor à frente de um comando organizado e de respeito...
    R. B.

    ResponderEliminar
  5. Caros Amigos e Companheiros,
    Quero informar a todos, que o trabalho informativo sobre a Serra da Estrela, é um trabalho conjunto de quantos ali prestam serviço:
    - Manteigas, Gouveia, Seia, São Romão, Loriga e Covilhã e ainda dos Órgãos da Comunicações que nos derem voz.
    Queremos pautar-nos pelo respeito individual e de todos, mas sempre com o objectivo do melhor servir e da melhor imagem.
    Esta informação que agora veio a público, só surge individualizada, pelo meu nome, porque foi utilizado o meu e-mail para a remeter, mas é um trabalho de todos quantos ali trabalham.
    Aceitem os meus Cumprimentos
    Virgílio Borges

    ResponderEliminar
  6. POIS É COMANDANTE BORGES ACREDITO QUE SEJA UM TRABALHO DE EQUIPA MAS TANTO QUANTO SE SABE HÁ UNS MAIS DEDICADOS E ORGANIZADOS QUE OUTROS. VEJA, TANTO QUANTO SE SABE VOCÊ QUANDO TEM QUE DAR ALGUMA ENTREVISTA À COMUNICAÇÃO SOCIAL NÃO DEIXA OS SEUS BOMBEIROS NO TERRENO "PENDURADOS" Á SUA ESPERA COMO FOI O CASO DO COMANDANTE DO NOSSOS CB GOUVEIA ATÉ PORQUE LEVOU UMA CHARUTADA DO 2°CODIS PELA RÁDIO PARA SE LIMITAR E CALAR PARA OS JORNALISTAS E PRESTAR ESPECIAL ATENÇÃO AO TRABALHO DO COMBATE AO FOGO QUE ESTÁ SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR. E TANTO QUANTO SE SABE AQUI POR GOUVEIA QUE O SENHOR NUNCA EXONEROU NENHUM BOMBEIRO, CHEFE OU ELEMENTO DE COMANDO ATRAVÉS DE ASSINATURAS FALSAS.
    O QUE ME PARECE E NO MEU ENTENDER É QUE OS COMENTÁRIOS QUE SE FORAM SEGUINDO Á NOTÍCIA APENAS QUISERAM DIZER QUE TÊM UMA ADMIRAÇÃO E GOSTO PELA DEDICAÇÃO DO SEU TRABALHO QUE VERDADE SE DIGA NÃO SE VÊ TANTO NOS RESTANTES COMANDANTES DOS SERVIÇOS DA SERRA. NÃO DESFAZENDO NO TRABLAHO OPERACIONAL DE CADA UM, O SEU, PARA MIM E MUITOS DOS QUE SE OUVEM NO TERRENO A CONCLUSÃO CHEGA SEMPRE AO MESMO PLANO, "SEIA TEM UM BOM COMANDANTE DIGNO DE ESTAR, DE SER E DE CONVÍVIO MAS QUANDO SE TRATA DE TRABALHO, TRABALHA-SE" ...SEM BERROS, SEM RESPEITO E DESLEIXO COMO É O CASO DO SOARES DO CBGOUVEIA E SEM DOCUMENTOS DE EXONERAÇÃO FALSIFICADOS COMO É O CASO DO ALVES DO CBLORIGA.
    CUMPRIMENTOS A TODOS OS QUE SE DEDICAM A ENALTECER O SERVIÇO DE BOMBEIROS NO DISTRITO, NA SERRA E CONCELHOS VIZINHOS E EM ESPECIAL UM ABRAÇO AO COMANDANTE BORGES DO CBSEIA

    ResponderEliminar
  7. Atenção, nem tudo é um mar de rosas para os bombeiros de Seia mas acredita-se que o comandante com o seu punho forte vá por um ponto final nesta história; passo a explicar.
    Aconteceu bem há pouco tempo num café dos arredores da cidade, um rapazote sentiu-se mal e necessitou de uma ambulancia. A carrinha dos bombeiros rápidamente chegou ao local para o transportar ao hospital. Os tripulantes bem fardados e muito educadamente quiseram colocar o doente dentro da carrinha mas o indivíduo determinado negava-se a entrar.
    Um senhor que se dizia bombeiro de Seia, á civil, e também presente no mesmo café, deu a entender que não estava nos seus melhores dias :-), levou o doente de "rastos" utilizando a força para o meter dentro da carrinha dos bombeiros. Quase diria eu que se mo fizesse a mim estaria neste momento a padecer de tantas nódoas negras... como se não basta-se já o rapaz estar indisposto quanto mais os empurrões e apertões que sofreu para entrar.
    Penso que o caso ia ser dado a conhecer á direcção e aos comandantes de Seia pelos presentes e acredita-se que o senhor comandante de Seia, se é ele que instaura os processos disciplinares (como já li anteriormente), não vai deixar este caso sem efeito.
    Aquele senhor hoje fez aquilo à aquele rapazote e quem dirá que amanhã não mo fará a mim ou até mesmo aos meu familiares?
    Há que haver respeito, termo e bom senso e colocar um ponto final nestas história.
    R. Paula [Paranhos]

    ResponderEliminar
  8. Paula não duvidando das suas palavras e essa história a ser verdade o individuo que fez isso está metido em processo disciplinar na certa. O Comandante Vergilio e o Dr. Luciano, também bombeiro, vão entrar em cena. Com eles não se brinca em serviço...

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente foi verdade ó anónimo das 16;50, a Paula tem razão no que acaba de escrever. Vindo de quem foi acho muito bem que sim, ponham esse gajo na rua de uma vez por todas, gente dessa não tem lugar na nossa corporação de Seia porque até aqui só tem dado mau nome a corporação e por causa de um pagamos todos mas nem todos somos iguais, uns têm respeito e este nem por isso nem por ninguém. Mais te informo Paula, ele já foi alvo de vários processos disciplinares mas desta acho que nao escapará ás garras afiadas do nosso comandante.

    ResponderEliminar
  10. Olá a todos.
    Eu quando frizei este caso não foi com o intuito de querer dizer mal dos bombeiros, antes pelo contrário, sois gente que eu respeito e estimo.
    Quanto ao problema que segundo se passou às portas da cidade, espero que tenha sido caso isolado vindo das mãos deste senhor que se dizia bombeiro em Seia mas uma vez já decorridos outros processos a ele instaurados (como diz o anónimo 18:35) não sei como ele continua a lidar com doentes ou coisas do género. Devia no entanto ter vergonha e não deixar a vossa associação em "maus lençóis" mas é também para isso que servem os vossos comandantes e que de respeito se dão aos demais bombeiros de Seia e que pelo que apuro, em outros comentários, se dão também ao respeito por todo o Concelho e Distrito da Guarda e isso é óptimo.
    Anónimo das 18:25, acredito pois que se venha a colocar um ponto final nestas histórias e quanto ao que este senhor fez foi feio, inútil e descabido.
    Cumprimentos aos demais bombeiros Portugueses que muito mereceis estima e respeito de todos nós visto serdes homens/mulheres que visais marchar num fio estreito de perigos sob o lema que vos investe em prol das populações.
    R. Paula [Paranhos]

    ResponderEliminar