sábado, 2 de janeiro de 2010

Melhoria do Tempo Suspende Alerta Amarelo da Protecção Civil

Ontem ainda havia estradas cortadas por causa das inundações e da neve.

A Protecção Civil a suspendeu ontem o alerta amarelo, o segundo de uma escala de quatro e que se encontrava em vigor desde o início da semana, devido à regularização dos caudais dos rios e a melhoria das condições atmosféricas. Apesar de hoje os portugueses já poderem respirar de alívio, ontem, ainda havia muitas estradas cortadas pelas inundações e a neve.

Ao final do dia, os acessos ao maciço central da Serra da Estrela permaneciam encerrados e cobertos de branco. No distrito de Braga, as inundações na zona de Vila Verde mantinham a estrada municipal que liga Godinhaços a Chiçães interdita. Em Manteigas os acessos à vila estiveram temporariamente cortados mas com recurso a um limpa-neves a situação foi resolvida de manhã, diz fonte do Centro de Limpeza de Neve.

Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil, no distrito de Vila Real, a estrada nacional 322-3 que liga o Pinhão a Vale Mandiz esteve encerrada devido a um deslizamento de terras. A situação hidrológica vai, por isso, permanecer sob vigilância e monitorização.

Desde o último dia do ano que as auto-estradas transmontanas estão condicionadas. Em Vila Real a neve obrigou ao corte da A24, entre o nó de Campeã e Pousada e junto ao Alto da Padrela. A A7 permaneceu cortada junto a Ribeira de Pena. O IP 4 foi cortado entre Vila Real e Amarante, devido à queda de neve e gelo. Ontem a meio da tarde a Protecção Civil confirmava que todas estas situações estavam normalizadas.

No entanto, várias estradas em Santarém permaneciam cortadas: a Estrada Nacional 114-2 entre Setil e Reguengo de Valada, no Cartaxo, e a Rua dos Alcaides Almajães, em São Vicente do Paúl estão sem transito desde terça-feira. Em Aveiro, estão encerradas as estradas que ligam Almiar a Fontinha, Serém a Macinhata, Oronhe a Espinhel e a Sernadelo. Em Viseu continua cortada a estrada que liga Longa a Tabuaço.

DN

Sem comentários:

Enviar um comentário