segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Fogo Que Destruiu Carros Teve Origem em Curto-circuito

Prejuízos ascendem a 50 mil euros. Condutor do carro que esteve na origem do fogo pode ser acusado de incêndio negligente.

Cinco viaturas ficaram destruídas por um incêndio em Vinhó, no concelho de Gouveia. O prejuízo ultrapassa os 50 mil euros. A Polícia Judiciária foi chamada a investigar e, aparentemente, as chamas foram desencadeadas por um dos veículos que teve um acidente e ficou estacionado no largo da aldeia.

O incêndio nesse carro "ficou a remoer e quando ganhou força incendiou os carros estacionados ao lado", apurou o DN junto de fonte policial. O condutor deste carro pode assim ser acusado de incêndio por negligência.

O alerta foi dado para os Bombeiros Voluntários de Gouveia (BVG) cerca das 06.20, quando um dos moradores na aldeia viu os carros a arder no largo. Quando os bombeiros chegaram ao local "já os veículos ardiam com grande intensidade", disse ao DN o comandante dos Voluntários. Os carros: um BMW de 2007, um Ford Focus de 2006 e três outros veículos mais antigos, "já estavam tomados pelas chamas e pouco pudemos fazer", adiantou Carlos Soares.

De acordo com o comandante, o prejuízo do sinistro "ultrapassa os 50 mil euros, porque dois carros eram de gama média e alta e relativamente novos. Os outros três veículos: um Citroën AX, um Volkswagen e um Ford Escort já têm alguns anos e menor valor comercial".

De acordo com Manuel Lemos, um dos moradores no largo da aldeia, "na vizinhança ninguém se apercebeu de nada. Só quando as labaredas atingiram grande intensidade é que nos apercebemos que os carros estavam a arder".

Chamada a investigar, a PJ afastou qualquer hipótese de fogo posto e tem outra versão. "Um dos veículos teve uma pequena batida antes de estacionar. Um curto-circuito terá provocado um pequeno incêndio sem que o proprietário se apercebesse", disse ao DN fonte policial.

Segundo esta fonte "o pequeno incêndio, nas cablagens, ficou a remoer até que encontrou condições para ganhar mais força". Como "os carros estavam estacionados muito próximos e alguns eram a gasolina, rapidamente o fogo tomou proporções", adiantou. O proprietário do carro que terá estado na origem do fogo poderá agora "ser acusado de incêndio negligente e ter de assumir os prejuízos, visto que os seguros não cobrem estes danos", concluiu.

No local estiveram 12 bombeiros apoiados por três viaturas dos Bombeiros Voluntários de Gouveia.

Também em Vila Nova da Rainha, concelho de Tondela, distrito de Viseu, o fogo destruiu ontem de madrugada um espaço de arrumos e um quarto de uma habitação, sem provocar vítimas, informou uma fonte do CDOS de Viseu.

DN

Sem comentários:

Enviar um comentário