sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

GNR Socorreu 242 Pessoas na Serra da Estrela em 12 Dias

A Guarda Nacional Republicana (GNR) socorreu 242 pessoas no maciço central da Serra da Estrela devido ao mau tempo nas primeiras duas semanas de Janeiro, disse hoje à Lusa o capitão Marco Cruz, da Unidade de Intervenção.
Em apenas 12 dias, entre 1 e 12 de Janeiro deste ano, o Grupo de Intervenção Protecção e Socorro (GIPS) da GNR acudiu 242 pessoas no maciço central da Serra da Estrela, quando durante todo o ano de 2009 foram socorridas em todo o país 179 pessoas, também apenas devido a «ocorrências de neve».
Os militares da Guarda, do Grupo de Intervenção Protecção e Socorro (GIPS), prestaram ainda auxílio a 124 condutores «apanhados desprevenidos» na zona da Torre devido ao gelo e à neve que dificultou a normal circulação rodoviária, levando por vezes ao corte das estradas, adiantou o capitão.
As situações mais comuns são a falta e «equipamento próprio para circulação de viaturas em estrada com gelo», e o descurar das «regras de segurança pelos turistas e condutores», referiu Marco Cruz.
O tenente-coronel Carvalho da Paixão, comandante dos GIPS, disse que existiram «duas situações que inspiraram maior preocupação», um grupo de 13 turistas chineses e outro de três estudantes que ficaram isolados na Serra, devido ao mau tempo.
O grupo de turistas deslocou-se para a torre, o ponto mais alto de Portugal continental, de táxi e foi apanhado por um «forte nevão que levou ao corte de estradas, ficando impossibilitados de voltar à Covilhã», explicou o comandante.
Os estudantes «foram à boleia para as pistas de esqui» e com o mau tempo «ficaram sozinhos no maciço central»,e os militares da Base Táctica de Busca e Resgate de Montanha da Serra da Estrela «encontraram-nos apeados junto à zona envolvente da Torre», explicou o tenente-coronel.
Os militares do GIPS ao deparem-se com o «repentino agravar das condições meteorológicas», com intensa queda de neve, nevoeiro cerrado, além da baixa temperatura registada, acolheram as pessoas no posto da Torre da GNR, adiantou Carvalho da Paixão.
O tenente-coronel reconhece que as condições do posto da GNR na Serra da Estrela, instalado junto de um dos radares desactivados, «não são as melhores» mas que permitiu acomodar temporariamente os turistas enquanto lhes foi servido chá quente.
O grupo de Busca e Resgate de Montanha da GNR, destacada para o patrulhamento, apoio e segurança do maciço central da Serra da Estrela, é composto por 33 militares, em que 18 são especialistas de socorro em alta montanha, de acordo com o comando da Unidade de Intervenção.
Lusa / SOL
Embora não seja referido na notícia os Bombeiros de Loriga, Seia, S. Romão, Gouveia e Manteigas também estiveram presentes em muitos dos socorros prestados a tantos outros turistas e utentes das pistas de sequi de Loriga. Infelizmente o árduo e valorizado trabalho dos Bombeiros continua a ser esquecido por estas novas estruturas da ANPC vamos lá nós saber porquê; digo novas estruturas porque nós Bombeiros, "os esquecidos", já cá andamos há muito e a fazer desde sempre o mesmo serviço.

6 comentários:

  1. Amigo tenho a dizer que é de louvar o seu à parte anexo à notícia. Sim continuamos esquecidos no meio destes sujeitos que parecem a todo custo correr connosco do que é nosso.
    Muito obrigado por se lembrar que nós bombeiros (tal como o senhor foi ou é) antigamente já andavamos no terreno ainda mesmo quando iamos de fatos de macaco e botas esfarrapadas e nunca lá fiou ninguém. Agora é preciso virem estes tagarelas tapar o sol com a peneira e dizer que foram eles. Foram eles foram que passaram imensas multas a tantos turistas.
    cmpmnts

    ResponderEliminar
  2. PRIMEIRO UM CODIS DA GUARDA DE "FORMA MALANDRA" PROMOVE OS GNRS E QUASE EM NADA REFERE QUE OS BOMBEIROS TAMBÉM ESTIVERAM NAS BUSCAS DOS ESCUTEIROS NA ZONA DE MANTEIGAS E AGORA OS SENHORES GIPS VÊM DIZER QUE SÓ ELES É QUE TRABALHAM NO MACIÇO. LÁ VAMOS NÓS PERDENDO TERRENO PARA ESTAS ESTRUTURAS QUE O QUE ELES QUEREM É PROTAGONISMO. SENHORES COMANDANTES E PRESIDENTES DAS FEDERAÇÕES E ASSOCIAÇÕES, NÃO FAÇAM NADA AGORA QUE QUALQUER DIA TEMOS OS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS TODOS NO "FUNDO DE DESEMPREGO".......

    ResponderEliminar
  3. eheheh.. gostei dessa piada . essa foi uma tacada pà junta de freguesia de loriga quase de certesa.. eheheh.. :-) . agora já ñ é pista de ski de loriga como dantes agora é ski vodafone que os maluquinhos achham mais snob.
    bem visto.. bem isto!!

    ResponderEliminar
  4. inda havemos de ver os gips e as feb a dar ordens nos pobres dos bombeiros

    ResponderEliminar
  5. Com tantos resgates na Serra da Estrela, feitos pelos GIPS/GNR, não estarão aqueles Elementos a seguir a fábula da BOA ACÇÃO:

    - Quem por ali anda, mesmo não estando em risco passa a ser vitima para eles contabilizarem mais um resgate 'BOA ACÇÃO' do dia, é resgatado à força.

    Estive na Serra, entre as 14:00 e as 17:00 horas, vi uma única viatura c/2 Elementos.

    Ontem não vi a GNR, talvez porque andavam a fazer salvamentos.

    Senhores Responsáveis, Ten.Coronel Paixão e Capitão Marco, será que V.Exas. contabilizam resgates ou contam os automóveis que por ali passam.

    Sejam comedidos, tenham respeito pelos Vossos Colegas/GNR's que ali trabalham e pelas outras Forças prestam serviço há mais de 10 anos, OS SENHORES BOMBEIROS.

    Como se diz aqui na Serra, Vocês não se enxergam?...

    ResponderEliminar
  6. OS GIPES/GNR FAZEM RESGATES NA SERRA DA ESTRELA!...

    Sr. Guarda, a quantos kms estou da Covilhã?

    - 25, diz o Agente ‘GIPS/GNR’

    Outro Turista, Sr. Guarda, vou no sentido da Lagoa Comprida?

    - Vai, vai, é a cerca da 10 kms, diz o Agente ‘GIPS/GNR’

    Só aquele Agente, com aquelas informações, fez 2 (dois) resgates, é verdade, verdadinha.

    Os Turistas sairam da Serra da Estrela!...

    ResponderEliminar