segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Bombeiros de Marvão Sem Viaturas Para Incêndios Urbanos

A corporação de bombeiros de Marvão, distrito de Portalegre, não possui uma viatura adaptada ao combate a incêndios urbanos que possa intervir no interior das muralhas da vila histórica, disse hoje à Lusa fonte dos bombeiros.

“O corpo de bombeiros de Marvão não tem um veículo de características adaptadas à vila. No fundo o que têm é um veículo ligeiro de características florestais que intervém naqueles cenários”, declarou o comandante do Centro Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Portalegre, Belo Costa.

De acordo com o responsável, aquela corporação “precisa” de um veículo próprio de intervenção para poder actuar com eficácia nas artérias estreitas e sinuosas de Marvão.

As conclusões apresentadas pelo comandante do CDOS de Portalegre surgem após um simulacro de incêndio urbano, que decorreu no fim-de-semana, no interior da vila de Marvão, com 120 habitantes.

Esta iniciativa, segundo Belo Costa, será também desenvolvida nos restantes 14 concelhos que compõem o distrito de Portalegre.

Belo Costa constatou também durante o simulacro que os bombeiros vão estando “cada vez mais bem equipados” do ponto de vista de protecção individual, mas, sublinhou, que do ponto de vista dos veículos o corpo de bombeiros de Marvão necessita de ter um meio com “características diferentes”.

Ainda assim, ressalva o responsável, vale a “complementaridade” conseguida pelos bombeiros de Portalegre e Castelo de Vide que ajudam a “minimizar” essa lacuna.

Durante o simulacro realizado em Marvão, as artérias sinuosas da vila alentejana apresentaram aos bombeiros outras dificuldades, entre as quais, o impedimento da criação de um circuito de circulação de veículos no interior das muralhas.

“Comprova-se a grande dificuldade que reside no lançamento de socorros para dentro da vila. Não são todos os veículos que conseguem entrar”, sublinhou.

Diário Digital

Sem comentários:

Enviar um comentário