domingo, 10 de janeiro de 2010

Serra da Estrela: GNR Ferido na Neve Sofreu Traumatismo Torácico e Será Transferido Para Coimbra

O militar da GNR que hoje ficou ferido num despiste com uma moto-quatro em patrulha na Serra da Estrela, «vai ser transferido para os hospitais de Coimbra, mas está consciente e estabilizado», disse à Agência Lusa fonte do Hospital da Covilhã.

O homem de 31 anos de idade, natural de Torres Novas e residente na Covilhã «sofreu um traumatismo torácico grave com fracturas nas costelas, clavícula e com uma contusão pulmonar que precisa de algum cuidado», referiu o cirurgião Manuel Fanfa.

«Está a ser drenado, está estabilizado e consciente, mas vai ser transferido para Coimbra para uma reavaliação pelo serviço de cirurgia torácica», sublinhou.

O despiste aconteceu na recta da Pedra do Urso, Covilhã, pelas 11:43, numa estrada que está fechada ao trânsito desde as 9h30 devido a um intenso nevão.

O militar faz parte do grupo de intervenção da Serra da Estrela e foi retirado do local com o apoio de uma ambulância dos Bombeiros Voluntários da Covilhã e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).

O militar da GNR era um dos dois que faziam o reconhecimento das condições de circulação ao longo do percurso entre as Penhas da Saúde e Covilhã, cada qual na sua moto-quatro preparada para a neve, disse à Lusa fonte da GNR.

Segundo a mesma fonte, as causas do despiste, presumivelmente ligadas ao nevão que se abateu sobre a zona, «ainda estão a ser apuradas».

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco, o acidente com o militar da GNR foi o único causado pelo nevão no distrito, que está a afectar sobretudo a zona da Covilhã.

O vereador da câmara local com o pelouro da protecção civil, Pedro Silva, disse à Lusa que algumas ruas na zona mais alta da cidade «foram encerradas».

«Decidimos encerrar para que não haja problemas por tentativas de circulação sem os meios adequados e para facilitar a aplicação de sal para derreter a neve», referiu.

Entre outros locais, estão fechadas ruas no Bairro da Biquinha e na confluência do acesso à Serra da Estrela, onde todas as estradas do maciço central estão encerradas.

Lusa / SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário