quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Mesão Frio: Protecção Civil Municipal Sem Mãos a Medir

Cada vez que as condições meteorológicas se complicam, o Serviço Municipal de Protecção Civil de Mesão Frio (SMPC) vive dias de intenso trabalho, agravado pelo apoio às centenas de automobilistas que, diariamente, circulam na Estrada Nacional 101, que liga Mesão Frio a Amarante.

No passado domingo, os serviços de Protecção Civil Municipal de Mesão Frio, concretamente os Bombeiros Voluntários de Mesão Frio e funcionários da Câmara Municipal de Mesão Frio, desdobraram-se em acções de apoio às populações, bem como ao resgate de automobilistas na sinuosa EN 101.

Cerca de 70 pessoas, que permaneciam retidas na EN 101, concretamente no concelho de Baião, foram resgatadas para Mesão Frio, e posteriormente transportadas para a Régua, onde puderam seguir destino via férrea. Foram ainda transportadas inúmeras pessoas para a estação da Ermida, Baião, também elas resgatadas pelo SMPC de Mesão Frio.

Dormiram ainda nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio cerca de uma dezena de pessoas que, com o agravamento do estado do tempo, ficaram sem alternativa para seguirem viagem. O próprio Quartel dos Bombeiros Voluntários de Mesão Frio foi albergue para cerca de duas dezenas de automobilistas, a quem foram distribuídas bebidas quentes, oferecidas pela Santa Casa da Misericórdia local.

Na segunda-feira, foram resgatadas, pelos Bombeiros Voluntários de Mesão Frio, inúmeras viaturas que haviam sido deixadas ao longo da EN 101 devido ao mau tempo. Em Mesão Frio, várias localidades do concelho ficaram isoladas, tendo também sido necessário o auxílio por parte dos Serviços Municipais de Protecção Civil de Mesão Frio.

Têm sido dias complicados para os Bombeiros Voluntários de Mesão Frio e para a Câmara Municipal de Mesão Frio que, ora na EN 101, entre Mesão Frio e Amarante, ora na EN 108, entre Mesão Frio e Peso da Régua, ora nas diversas estradas municipais, têm sido chamadas para o auxilio em distintas situações de emergência.
A Verdade

Sem comentários:

Enviar um comentário