sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Colisão Mata Recém-casada e Deixa o Marido (Bombeiro) em Coma

Carro despistou-se e embateu contra a carrinha onde seguia o casal.

Cristiana, de 21 anos e casada há apenas um mês com Emanuel, perdeu a vida quando um carro colidiu com a carrinha em que seguiam, em Paços de Ferreira. O marido, que tem a mesma idade e é bombeiro numa freguesia vizinha, ficou em estado grave.

Tudo aconteceu anteontem à noite, pouco antes das 22 horas, quando o casal viajava de Vilela, freguesia de Paredes onde mora a família de Cristiana, e Freamunde, Paços de Ferreira, onde fica a casa de Emanuel e o quartel dos bombeiros a que pertence. Os jovens casaram há cerca de um mês pelo civil, mas estavam à espera da cerimónia na igreja, no próximo mês de Outubro, para viverem finalmente juntos.

O acidente deu-se na freguesia de Ferreira, quando um Audi A5 se despistou ao subir a Rua da Estrada, logo após uma curva. Colidiu com o muro que fica no outro lado da via e com a carrinha Peugeot, de dois lugares, conduzida por Emanuel José Matos Costa, que seguia em sentido contrário e que arrastou por vários metros.

O jovem bombeiro foi internado nos cuidados intensivos do Hospital de S. João, no Porto. Ao final do dia, continuava "em coma, com um traumatismo cerebral", explicou o pai, Manuel Costa, após regressar do hospital, na esperança de que Emanuel possa hoje melhorar.

Família de Cristiana indignada

O condutor do Audi que se despistou e a companheira, ambos com idades a rondar os 18 anos, ficaram feridos, mas com menos gravidade, segundo fontes que estiveram no local. Receberam tratamento no Hospital Padre Américo, em Penafiel. Este condutor, do concelho de Lousada, terá dito às autoridades que desviou o carro por causa de um cão. Ontem, permaneciam no passeio os destroços das viaturas. As vítimas tiveram de ser desencarceradas. E o muro estava partido, deixando adivinhar a violência do acidente.

Cristiana não resistiu ao embate e morreu no local do acidente. O funeral realiza-se hoje, às 16 horas, no Mosteiro de Vilela.

Junto à casa da família, o ambiente era de indignação perante a forma como perdeu a vida. "Roubaram-me a minha menina", desabafava o pai, José Maria Ferreira da Silva, que só tinha aquela filha. Ao JN, contou que, ao regressar da casa de um amigo, encontrou a estrada cortada e temeu o pior. Levado pelo "mau pressentimento", foi ver o que se passava e encontrou Cristiana já sem vida. Estavam lá os Bombeiros de Paços de Ferreira, mas também os Voluntários de Freamunde. À civil, os colegas e o comandante de Emanuel, Mendonça Pinto, correram para a Rua da Estrada quando souberam do acidente. Sabiam que Cristiana tinha falecido, mas pensavam que o estado do colega não seria muito grave e queriam dar-lhe apoio.

A jovem esteticista estava à espera da cerimónia católica para morar com Emanuel. Por isso, ainda viviam com os pais. Ontem, uma amiga levou a casa da família um álbum de fotografias em memória da jovem. O casamento pela igreja, em Vilela, estava marcado para Outubro, mês do aniversário de ambos: Cristiana nasceu dia 8 e Emanuel a 16.

Anteontem, o jovem bombeiro estaria a dirigir-se para o quartel, onde ia experimentar o equipamento da equipa de futebol de salão que integra com os colegas. A casa dos pais fica a cerca de 400 metros do quartel.

JN

Pelos comentários de conhecidos do casal, o amigo e bombeiro Emanuel também veio a falecer hoje no hospital
“Isabel
08.01.201018:28
Portugal - Porto
… eu sou de paços de ferreira e como devem compreender sei melhor que vocês se ele está ou não internado... e fique sabendo que ele não resistiu aos ferimentos.. Infelizmente hoje faleceu.
... Emanuel descansa em paz ao lado da tua esposa…”


Pêsames às famílias

5 comentários:

  1. Os acidentes acontecem a toda a gente. aconteceu a ele, como podia acontecer a um de nós. compreendo q é complicado perder uma filha, mas se o condutor do audi fosse vosso filho voces já não diziam q queriam q ele morresse. antes de julgarmos seja quem for devemos sempre ter noçao das coisas, devemos por-nos dos 2 lados da situação.

    ele era um puto mimado? entao pq? por ter um audi a5? não. pq se voces tambem tivessem possibilidades de darem um carro desses aos vossos filhos de certo q dariam e em vez de lhe ter acontecido isto a este individuo podia ter acontecido aos vossos filhos, por isso parem de se meter onde não sao chamados. de que vos adianta virem para aqui tratar mal o rapaz do audi ou defender seja quem for? isto nao traz ninguem de volta, embora respeite a familia e os amigos da rapariga q faleceu e desejo toda a força do mundo para q consigam ultrapassar isto da melhor maneira. força para os q partiram e para os que ficaram. e parem com isto pq acima de nos está deus e só esse tem o direito de julgar seja quem for. \"hoje foi ele, amanha podemos ser nos\". respeitem as familias e amigos de ambas as partes. estes comentarios a tratarem mal as pessoas sao coisas de crianças.

    ResponderEliminar
  2. Espero que os remorços sejam enormes! Roubaram de forma tão cruel e inconsciênte a vida a uma pessoa, que só quem a conhece sabe o quão importnate ela é na vida de cada um. Uma personalidade única e inesquecível.

    SAUDADES TUAS AMIGA!!

    ResponderEliminar
  3. Espero que os remorços sejam enormes! Roubaram de forma tão cruel e inconsciênte a vida a uma pessoa, que só quem a conhece sabe o quão importnate ela é na vida de cada um. Uma personalidade única e inesquecível.

    SAUDADES TUAS AMIGA!!

    ResponderEliminar
  4. Espero que os remorços sejam enormes! Roubaram de forma tão cruel e inconsciênte a vida a uma pessoa, que só quem a conhece sabe o quão importnate ela é na vida de cada um. Uma personalidade única e inesquecível.

    SAUDADES TUAS AMIGA!!

    ResponderEliminar
  5. Meu caro anónimo(a) das 00:10 do dia 14 de Janeiro
    Acidentes sem dúvida acontecem a toda a gente mas muitos deles poderiam evitar-se certo!?
    Meu caro senhor(a) o resultado do acidente prova que o Audi quando embateu no Peugeot não circulava de certo a 50km/h (velocidade permitida dentro das localidades) caso isso os estragos seriam menores.
    Também não é com conversinhas mansas como as do senhor(a) que fazem um replay do minuto anterior ao do acidente. Vejo que as culpas são apenas para assumir, pagar pelos actos e de tudo o resto não vamos entrar em diálogo… tenho uma coisa apenas para lhe dizer, isto para terminar porque a partir daqui irá ser um monólogo, aqui não vejo alguém a desrespeitar ninguém à excepção de um condutor que infringe a lei e a do senhor(a) que me parece estar com um pingo de criancice em defesa de um erro que muitas vezes seria evitado se as pessoas fossem conscientes e respeitassem os outros utentes das vias terrestres. TENHO DITO!!!

    ResponderEliminar