segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Haiti: TAP Envia Ajuda Enquanto Líderes Conferenciam

Liga de Bombeiros Portugueses defende competência dos elementos.
A Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) vai transportar esta segunda-feira num voo comercial cerca de 3,5 toneladas de material de apoio as vítimas do Haiti e ainda dois bombeiros. O balanço oficial mais recente aponta para cem mil mortos.
António Monteiro, porta-voz da TAP, disse à Lusa que a empresa tem “muito interesse e orgulho em poder ajudar o povo do Haiti” e que, por essa razão, acedeu ao pedido do Governo português de facilitar o envio de materiais de apoio e auxílio. O Airbus 330 vai sair de Lisboa por volta das 16h30 com destino à capital venezuelana sendo que a partir daí o transporte será assegurado por outros meios da responsabilidade do Estado português.


Depois de ter enviado um avião C-130 da Força Aérea Portuguesa com mais de 20 elementos da Protecção Civil, Portugal continua a ajudar o Haiti garantindo, desta vez, o transporte de material logístico para atenuar o caos em que Port-au-Prince se encontra.


No que diz respeito à polémica lançada pela Associação da Protecção Civil (SUSF) que alega que os elementos da Força Especial de Bombeiros “Canarinhos” (FEB) enviados para o Haiti não reúnem as condições necessárias para actuar numa situação destas, a Liga dos Bombeiros Portugueses limitou-se a caracterizá-la como uma “polémica obscena”.

Em comunicado, a Liga afirma que não “é o momento para suscitar discussões redutoras e mal esclarecidas” e “saúda os médicos, técnicos e bombeiros que integram esta missão, formulando votos de que com a sua comprovada competência, contribuam para minimização do sofrimento martirizado do povo haitiano”.

RECEITAS DO JOGO CONTRA A POBREZA DOADAS

A Fundação Benfica e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) anunciaram a realização de um jogo de solidariedade no próximo dia 25 deste mês, em Lisboa, cujas receitas vão inteiramente para auxiliar os haitianos.

O jogo vai realizar-se entre os “Amigos de Zidane e Ronaldo” e a “All Stars Benfica” e vai ser arbitrado pelo italiano Perluigi Collina. Luís Filipe Vieira, presidente da Fundação Benfica afirmou “estar profundamente contristado com a catástofre do Haiti” e, por isso, é uma causa que conta com o apoio total da fundação.


O Jogo Contra a Pobreza vai reunir algumas estrelas do panorama futebolístico como Rui Costa, Nedved, Hierro, Davids, Valdo e Micolli entre muitos outros e vai contribuir para a diminuição do desespero das vítimas.

REUNIÃO DE URGÊNCIA NO SÁBADO

A imprensa canadiana fez saber que os dirigentes mundiais que lideram a ajuda humanitária às vítimas do sismo vão reunir-se na próxima segunda-feira no Canadá para definir um plano estratégico de reconstrução do Haiti.

O jornal canadiano refere ainda que se realizou, no domingo, uma teleconferência entre os vários ministros dos Negócios Estrangeiros, a secretária de estado norte-americana Hillary Clinton e o primeiro-ministro haitiano, Jean-Max Bellerive.


Segundo a imprensa do Canadá, a França e o Brasil terão protestado contra o protagonismo dos EUA, referindo que foram dadas facilidades aos aviões norte-americanos no aeroporto de Port-au-Prince.


A tragédia que ocorreu no Haiti levou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a considerá-la como “uma das mais graves crises humanitárias das últimas décadas”.


CM

Sem comentários:

Enviar um comentário