segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Bombeiros de Barcelos Querem Mais Sócios

Durante a homenagem ao Bombeiro Voluntário, integrada nas comemorações do 127.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, o vice-presidente da autarquia elogiou “a grande importância dos bombeiros ao seviço da comunidade e de todos os barcelenses”.

Destacando o desempenho dos ‘soldados da paz’ no socorro e auxílio às populações, Domingos Pereira manifestou ontem, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos, onde decorreu a cerimónia, o apoio da autarquia às corporações locais.
Mesmo em época de fortes constrangimentos orçamentais, “a câmara continuará a apoiar os bombeiros dando especial atenção aos meios necessários para o bom desempenho das suas funções”, garantiu Domingos Pereira.

Campanha de angariação

Neste momento são cerca de 6.500 os sócios dos bombeiros de Barcelos, número que a direcção pretende ver crescer com a “acção musculada” de angariação de sócios, que deve arrancar em breve, disse aos jornalistas o comandante da corporação.

De acordo com José Quinta, “os bombeiros estão bem, não só em termos de viaturas como de meios humanos. Estamos “equilibrados”, não sendo necessário “fazer mais gastos”, salientou, acrescentando que “cada associação tem as suas dificuldades financeiras, mas nós temos tido a sorte dos beneméritos olharem para os bombeiros com carinho”.
Em 2010 a corporação de Barcelos estará atenta aos fogos florestais e ao desgaste dos meios e viaturas, alertou o comandante, explicando que a poupança é também um dos objectivos.
Em estudo continua a criação de um posto avançado dos bombeiros em Alvite S. Pedro.

Na sua intervenção, o presidente da assembleia-geral da associação humanitária, Jorge Reis, fez referência aos 18.600 serviços prestados pela corporação de Barcelos, sendo que desses, mais de 16 mil serviços foram prestados na área da saúde, o que “dá uma média de 51 serviços por dia”, disse o dirigente com satisfação.

Actualmente são 220 os bombeiros de Barcelos, 20 dos quais no activo no posto avançado em Fragoso.
No que toca a viaturas, destaque para as 18 ambulâncias, os 24 carros de combate a incêndios e uma auto-escada.

Cinquenta fatos protegem contra incêndios urbanos

Começam hoje a ser distribuídos parte dos 50 fatos de protecção individual, material que foi adquirido em 2009 pela corporação de Bombeiros de Barcelos. Cada equipamento destinado a combater incêndios urbanos custou 1.250 euros, o que significa que, no total, a associação humanitária investiu 62.500 euros.

“Este foi o único investimento que fizemos, um equipamento muito caro, que visa a defender e proteger o bombeiro” destacou o comandante José Quinta, lembrando que “este ano entendemos que devíamos dar prioridade à defesa do bombeiro”.
Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário