domingo, 3 de janeiro de 2010

ANPC: Erro ou Ignorância?

Clique na foto para ampliar
Uma das maiores críticas feitas às centrais de emergência portuguesas é as localizações das ocorrências. Ruas erradas, Concelhos trocados e em alguns casos nem no Distrito acertam. Há erros que se compreendem tendo em conta as fragilidades do nosso sistema a que se junta o facto da população por vezes não saber ligar para o 112.
Mas há erros que não se compreendem como o que está exemplificado na imagem.
Dizer-se que a localidade de Manteigas e a Lagoa Comprida são pertences do Distrito de Castelo Branco é um erro de palmatória tendo em conta que esta informação não foi fornecida por um leigo, depreendem-se dois factos: primeiro a informação (por fonte oficial) fornecida não foi a correcta e segundo não foi verificada pelo operador do CNOS.
No site da ANPC é comum assumir a localização deste tipo de ocorrências à capital de distrito, isto é claramente uma subutilização das capacidades do sistema informático e uma subtracção de informação a quem visita o site, mas poderá ter uma explicação por parte dos responsáveis do CNOS.
As áreas correspondentes à ocorrência "Manteigas e Lagoa Comprida" ficam na trajectória da EN232-EN338 para a EN339, sita a Distrito da Guarda e mais, a “Lagoa Comprida” é também um pertence do Concelho de Seia seja extremo norte do planalto ao contrário sendo do extremo sul o Distrito referido na página da ANPC.

Será este mais um exemplo que para a ANPC, Portugal é Lisboa e o resto é paisagem?
Há erros que não se compreendem, serão eles propositados, por incoerência ou por ignorância?
É uma pergunta que fica no ar...

(in bombeirosparasempre)

1 comentário:

  1. Só faltava agora mais esta a anpc anda a dormir. Manteigas e Lagoa pertencem ao distrito da guarda e não ao de castelo B.
    Há cada incompetente

    ResponderEliminar