terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Tínhamos Um Gil... Agora Ganhamos Outra... Uma Tal Susana!

Ola Aldeia global!
Aqui o "socorruh", hoje vai desabafar uma vez mais convosco...
Sabem, esta coisa do terramoto no Haiti, voltou a levantar-me umas questões que me inquietam...Apesar de a ANPC vir criticar o SUSF e apesar do Srº Duarte Caldeira os acusar de causarem uma polémica obscena, a verdade é que estes senhores do SUSF, têm razão!
Calma, não estou a criticar a FEB, pelo contrario, é de enaltecer o seu espírito de entrega a esta causa, tendo em consideração a falta de formação nesta área e a falta de equipamento com que eles vão actuar no terreno!Polémicas à parte, cada dia que passa, mais me vejo a braços com pensamentos como este que sinto agora:
QUE RAIO DE PAÍS, PAGA A 3 COMANDANTES UMA ESTADIA DE 7 SEMANAS EM MADRID, NA ESCOLA DE PROTECÇÃO CIVIL, NUM CURSO DE CATÁSTROFE E NÃO OS APROVEITA?
A resposta é pois: PORTUGAL!
Foi em 2005 que tal sucedeu (se a memória não me falha). Depois da formação recebida, estes Comandantes foram esquecidos pela ANPC e pela ENB e NUNCA foram aproveitados para o que quer que fosse, tudo porque não eram "amiguinhos"... ou fizeram sombra demais a alguns CODIS...Perante tal facto, muitas perguntas se levantam...
Algumas da minha parte:
1- A ENB para além de servir de tacho (e que tacho...) ao Srº Duarte Caldeira para que mais serve?
2- Cursos de gestão de catástrofes naturais onde moram?
3- Cursos de técnicas de trabalho e resgate de vitimas em estruturas colapsadas, quem os dá?
4- Curso de orientações de gestão e logística em grandes sinistros?
5- Uso de coordenação de equipas cinotécnicas, porque só entidades civis as dão? Não serão importantes para os Bombeiros Portugueses?
Isto são pois cursos que nem existem na Escola Nacional de Bombeiros, o que deixa bem claro as lacunas existentes em Portugal e a nossa capacidade de intervir nestes cenários de terramotos... o resto, deixo-as à vossa consideração! Sei que muito mais me falta abordar e em vez de se tratem mal ao darem respostas, exponham a vossas ideias, é que estando uns contra os outros, damos um jeitaço do caraças aos senhores la de cima, que vão recheando as suas contas!
Continuo a fazer votos de que talvez, um dia, alguém com eles no sitio, crie um verdadeiro Serviço Nacional de Protecção Civil, que não seja um antro de "JOB FOR THE BOYS" e de incompetentes que para além de fazerem as vontades aos políticos, e de andarem a passear as suas insígnias em carros topo de gama, nada mais fazem!
Drª Susana, o cargo para o qual foi convidada, tem que o pagar caro não é? Por isso é que dá respostas politicamente correctas... enfim, não bastava o Gil, agora temo-la a si... INFELIZMENTE...
(in bombeirosparasempre)

Sem comentários:

Enviar um comentário