quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Liga dos Bombeiros Portugueses Operação «Liga de proximidade» arranca no Barreiro

Tendo por objectivo estabelecer uma relação mais próxima entre a LBP- Liga dos Bombeiros Portugueses e as Associações e Corpos de Bombeiros, o Conselho Executivo da LBP decidiu pôr em prática durante o ano de 2010 uma operação designada “Liga de proximidade”.

A Operação terá o seu arranque no Barreiro, no próximo dia 5 de Fevereiro, tendo sido escolhida, entre mais de 400 associações do país, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste (Barreiro) para acolher precisamente a 1ª visita da Liga dos Bombeiros Portugueses.“A actual situação do sector dos bombeiros tem constituído matéria de análise profunda por parte do Conselho Nacional e do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), tendo sido claramente identificado o “caderno de encargos” da LBP na sua relação com o novo Governo e com as Presidências das Câmaras Municipais resultantes dos recentes actos eleitorais.” – sublinha a direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste (Barreiro).

Acolher a 1ª visita deixa-nos particularmente orgulhosos

“É neste contexto, reforçado com a vontade expressa de estabelecer uma relação mais próxima entre a LBP e as Associações e Corpos de Bombeiros, que o Conselho Executivo da LBP decidiu pôr em prática durante o ano de 2010 uma operação designada “Liga de proximidade”.” – é salientado.
“Tal iniciativa terá o seu arranque no próximo dia 5 de Fevereiro, tendo a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste (Barreiro) sido seleccionada, de entre as mais de 400 Associações Humanitárias de Bombeiros e Corpos de Bombeiros da Administração Local filiados na LBP, para acolher precisamente a 1ª visita, situação que nos deixa particularmente orgulhosos.” – refere a Direcção do Sul e Sueste.

“Os Bombeiros e o Barreiro em transformação – Perspectivas no âmbito da Protecção Civil”

No âmbito da visita vai realizar-se um Workshop sobre “Os Bombeiros e o Barreiro em transformação – Perspectivas no âmbito da Protecção Civil”, tendo como referência o Arco Ribeirinho Sul, a reconversão dos terrenos industriais da ex-Quimiparque, a construção da Terceira Travessia do Tejo (TTT) e da linha de Alta Velocidade ferroviária e as indústrias com enquadramento na Directiva SEVESO II.
“Na verdade, todos estes desenvolvimentos se desenrolarão na Área de Actuação Própria do nosso Corpo de Bombeiros, situação a que damos a maior relevância e atenção.” – sublinha a Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste (Barreiro).

Programa da visita da Liga dos Bombeiros Portugueses“Liga de proximidade”
Dia 5 de Fevereiro de 2010
9. 45 H oras - Recepção ao Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses
10 horas - Reunião entre a Direcção e o Comando da AHBV Sul e Sueste e o Conselho Executivo da LBP
10.45 horas - Visita ao Quartel-sede
11.15 horas - Workshop “Os Bombeiros e o Barreiro em transformação – Perspectivas no âmbito da Protecção Civil”. Arco Ribeirinho Sul. Reconversão dos terrenos industriais da ex-Quimiparque. Construção da Terceira Travessia do Tejo (TTT) e Alta Velocidade ferroviária. Território industrial – Directiva SEVESO II. Equipas de Intervenção Permanente (EIP). INEM – Posto de Emergência Médica
12.45 horas - Visita ao Museu Industrial da Quimiparque – Núcleo dos Bombeiros
15 Horas - Apresentação do Plano de Emergência da LBC Tanquipor - Apresentação do cenário de simulacro
16 Horas - Simulacro – Acidente rodoviário envolvendo uma cisterna de combustível e um veículo ligeiro
17 Horas - Fim da visita

Rostos on-line

1 comentário:

  1. é com muito orgulho que vejo esta iniciativa ser iniciada no quartel onde me insiro!

    ResponderEliminar