quarta-feira, 11 de agosto de 2010

São Romão: mata da Senhora do Desterro está a ser consumida pelas chamas há várias horas

Continua sem controlo o incêndio que lavra no Parque Natural da Serra da Estrela que afecta a cidade de Seia, São Romão, Senhora do Desterro e Sabugueiro.

Sentimo-nos impotentes ao ver um dos mais bonitos habitats de animais selvagens e um dos mais belos pulmões da Serra da Estrela a ser destruído pelo fogo. A mata da Senhora do Desterro está a ser consumida pelas chamas há várias horas e a aldeia do Sabugueiro tem já casas em perigo.

Os bombeiros do Concelho de Seia não têm mãos a medir. As várias ocorrências eclodidas quase em simultâneo, as dificuldades do terreno, os ventos fortes, a falta de meios terrestres e aéreos e as várias frentes de fogo que lavram Serra acima são factor que condicionam a eficácia dos bombeiros que sem descanso continuam a dar o melhor de si.

Espera-se que com a chegada de meios e ao cair da noite e com a descida da temperatura, os bombeiros consigam ter mão num dos mais perigosos e devastadores incêndios que lavram numa das mais belas zonas de reserva da Serra da Estrela.

1 comentário:

  1. Ardeu o último pulmão da serra da estrela... Para apagar uma fogueira em Belas, boram para lá 310 bombeiros e 90 viaturas, para apagar um incendio com mais de 10 kms de extensao andam 100 homens e 20 e poucas viaturas, e cujos homens andam a combater à mais de 48 horas...è uma vergonha!!

    ResponderEliminar