quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Fogos florestais já destruíram 70 mil hectares

Os incêndios florestais registados em Portugal entre Janeiro e 15 de Agosto já destruíram mais de 70 mil hectares, segundo o relatório provisório da Autoridade Florestal Nacional (AFN).
Em relação ao último relatório quinzenal da AFN, no período até 31 de Julho, arderam mais cerca de 50 mil hectares, totalizando até ao momento uma área ardida de 71 687 hectares.

Até Julho registaram-se 8753 ocorrências de fogo (1390 incêndios florestais e 7363 fogachos), que resultaram na área ardida total de 19 346 hectares, segundo a AFN, organismo do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

O Ministério da Agricultura iniciou já o levantamento dos danos agrícolas provocados pelos incêndios.

Neste momento equipas das Direcções Regionais de Agricultura estão no terreno a processar informação, de forma a identificar situações de dano severo no capital agrícola e fundiário das explorações afectadas, refere o ministério em comunicado.

Logo que o processo de quantificação de todos os danos esteja concluído, serão tomadas as medidas necessárias que possam minimizar a perda do potencial produtivo afectado, que promovam o ordenamento e recuperação de povoamentos e estabilizem o solo após o incêndio, enquadradas no Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), acrescenta.

O Ministério da Agricultura indicou ainda que medidas complementares para repor o capital fixo da exploração ou para compensar as necessidades de alimentação animal «estão em preparação».

Lusa / SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário