quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Número de fogos registados ontem foi inferior à média diária

A página oficial da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) registava ontem seis incêndios em curso às 19h30. Desde as zero horas,a ANPC contabilizou 187 incêndios florestais no país - pouco mais de metade em relação à média diária de Agosto, superior a 300 incêndios.
Ainda assim, as chamas não deram descanso aos bombeiros durante o dia de ontem.

Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real, foi o concelho onde se verificaram as ocorrências mais significativas, num total de três incêndios, que às 17h30 estavam a ser combatidos por 81 bombeiros, quatro meios aéreos e 21 viaturas. Dois dos incêndios acabaram por ser extintos pouco depois. Em Tourencinho, os bombeiros controlaram as chamas às 18h04, depois do fogo que deflagrou ao início da tarde de terça-feira - e que já tinha sido dado como dominado às 5h35 - se ter reactivado às 16h22 de ontem. Também em Soutelinho do Mezio, naquele concelho, houve, às 14h59, uma reactivação do fogo que tinha sido dominado durante a madrugada de ontem, mas acabou por ser extinto quatro horas depois.

Já o fogo em mato na freguesia de Vila Chã, que deflagrou à hora de almoço, demorou mais tempo até ser dominado - situação que aconteceu apenas às 19h21. Até ao fecho desta edição, estavam no local 44 elementos, dez veículos operacionais e três meios aéreos e o incêndio ainda não tinha sido dado como extinto.

Na Madeira também houve registo de vários focos de incêndio no meio de áreas já ardidas, nos concelhos do Funchal, Santa Cruz e Santana. De acordo com dados da agência Lusa, 30 bombeiros e uma dezena de viaturas das corporações desses concelhos estiveram envolvidos no combate às chamas, para além dos 19 elementos e seis viaturas destacados para focos de pequena dimensão no Curral dos Romeiros, Babosas, Lajinhas e Corujeira, na capital madeirense. Desde sexta-feira, os incêndios naquela ilha destruíram quase por completo o Parque Ecológico do Funchal, sendo que nesse concelho destruíram ainda duas habitações e consumiram uma área que está estimada em mais de três mil hectares.

Desde o início do ano, já foram detidos 22 suspeitos por fogo posto, nove dois quais estão em prisão preventiva. Os dois últimos detidos, de 32 e de 16 anos, são suspeitos de terem ateado fogo em Castro Daire e em Rio de Loba, concelhos de Viseu. Ambos foram entretanto presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coacção.

Público

Sem comentários:

Enviar um comentário