terça-feira, 24 de agosto de 2010

Condutor travou e dá-se novo choque

"Vivi o terror! Carros enfaixados uns nos outros, nos dois sentidos, chamas, veículos virados ao contrário, sangue misturado com metal, cheiro a pneus queimados. Um pandemónio."
A descrição é de Luís Manuel Santos, condutor de um dos veículos do segundo choque em cadeia, no km 45 da A25, mas no sentido Viseu--Aveiro. De acordo com o relato da GNR, "um dos condutores apercebeu-se do acidente em sentido contrário e travou o que, aliado à má visibilidade, terá originado o acidente".
Luís Manuel Santos contou que "estava parado nos dois sentidos quando um camião leva tudo à frente. Num dos carros "seguia um pai com dois filhos, ainda crianças, uma das quais morreu". Um camionista explicou que o acidente foi "horrível". "Estávamos fora das viaturas, com os coletes de protecção quando ouvimos um barulho ensurdecedor. Era o condutor do camião a tentar travar, para evitar os carros que não tinha visto. Levou tudo à frente: carros, onde seguia uma mulher sozinha que teve morte imediata, e um motociclo", contou Norberto Ramos.
Muitos dos condutores só se aperceberam "de uma amálgama de ferros a chiar e a encarquilhar", relatou Pedro Lopes, um condutor de Aveiro cujo "veículo ficou muito danificado", mas do qual "conseguiu "sair direito nem sei muito bem como". Este segundo acidente ocorreu "cerca das 16.16, pouco depois do primeiro acidente, mas em sentido contrário, separado por 1500 metros", esclareceu o segundo-comandante dos Bombeiros de Vouzela. Paulo Teixeira contou que neste segundo acidente "estiveram envolvidos 14 ligeiros, dois pesados e um motociclo", adiantou o graduado.
De imediato foi dado o alerta e várias corporações do distrito de Viseu foram "chamadas a ajudar com todos os meios disponíveis, desde ambulâncias a viaturas de desencarceramento, passando por veículos de combate a incêndios", contou o comandante. Pouco depois, no mesmo sentido, "há uma terceira colisão, devido à má visibilidade". Neste terceiro acidente, "houve seis carros envolvidos". De acordo com o comandante dos Bombeiros de Vouzela no conjunto dos dois acidentes, no sentido Viseu-Aveiro, registaram-se 16 feridos e três mortos".
Segundo a GNR "houve pelo menos duas colisões em cadeia no sentido Viseu-Aveiro", mas o major Nunes Couto apenas confirmou "dois acidentes, um em cada sentido". Porém, salvaguardou que "apenas as peritagens poderão determinar, com precisão, o que sucedeu".
DN/Amadeu Araújo

Sem comentários:

Enviar um comentário