quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Bombeiros de Fornos plantam uma árvore por cada serviço efectuado

Por cada serviço executado pelos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres será plantada uma árvore na área daquele Concelho. Este é o grande objectivo da campanha de reflorestação levada a cabo pela Associação Humanitária.

“Um Serviço, Uma Árvore Amiga”. É este o slogan de uma campanha de reflorestação que está a ser promovida pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres. A ideia é que cada serviço efectuado pela corporação corresponda à plantação de uma árvore na área do Concelho.

O serviço tanto pode ser de combate a incêndios florestais, como de transporte de doentes, auxílio em acidente rodoviário, limpeza de vias, entre outros. As plantações serão feitas em zonas designadas pelas juntas de freguesia e pelo Gabinete Técnico-Florestal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres.

Iniciativa conta com várias parcerias - No ano passado, os Voluntários fornenses efectuaram um total de 4200 serviços, sendo esta, para já, a meta a atingir, com a garantia de que a corporação está empenhada em “ajudar na reflorestação da nossa terra”. Para a concretização desse objectivo, a Associação já solicitou a colaboração do Parque Natural da Serra da Estrela, das Escolas Superiores Agrárias de Castelo Branco e Viseu, do Instituto Politécnico de Bragança, do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, do Horto do Campo Grande e da Teleflora.

Segundo a Associação, presidida por Álvaro Melo, a iniciativa “consiste na plantação de árvores e arbustos originais da flora portuguesa, para conservar a biodiversidade”, com destaque para o carvalho-negral, pinheiro-silvestre, pinheiro-manso, plátano-bastardo, vidoeiro, cerejeira, tramazeira, mostajeiro, azereiro, azinheira, sobreiro, amieiro, freixo, sabugueiro, entre outros. Da parte da Escola Superior Agrária de Castelo Branco foram já garantidos 40 azereiros e 20 pinheiros-mansos para a campanha.

“É um bem para todos e, por isso, todos devem ajudar”, diz o presidente da Associação Humanitária

“Iremos com certeza ver, pelas nossas terras, bombeiros com pás não para apagar incêndios, mas sim para plantar uma árvore amiga”, diz a Associação. “Por cada serviço que a corporação faça, nós comprometemo-nos a plantar uma árvore no concelho de Fornos de Algodres”, garante o presidente. Álvaro Melo adianta que a plantação dessas árvores será feita em baldios e em locais que têm necessidade de ser reflorestados: “O concelho de Fornos de Algodres foi fustigado por muitos incêndios florestais há uns anos atrás e, portanto, carece de alguma reflorestação”.

O objectivo é envolver também a comunidade escolar e a população em geral, até porque “é um bem para todos”, refere Álvaro Melo.

Há seis décadas ao serviço da população - A organização da corporação e tomada de posse da respectiva direcção deu-se a 29 de Janeiro de 1949 na sala de sessões da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, com a presença do então presidente, António Rodrigues. Aí reuniam, pela comissão organizadora dos então "Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres": Artur Ribas Madureira, António Pina Albuquerque, João Vaz de Almeida Ribeiro, José de Almeida, José Campos Pina Cabral, José de Almeida Viçoso e José Gomes, os quais foram eleitos para constituir direcção, tendo mais tarde, a 28 de Março de 1949, nomeado para comandante João Vaz de Almeida Ribeiro e como 2º comandante o António Pina Albuquerque. Nesse mesmo ano, a 28 de Agosto, foram comprados os primeiros 200 metros de mangueira.

A 20 de Agosto de 1950, João Ribeiro pediu a demissão e foi nomeado Fernando Alípio Vasconcelos como novo comandante, em 15 de Abril de 1951. Seguiu-se, entretanto, um longo período de quase inactividade, com várias direcções e comandos a sucederem-se até 18 de Outubro de 1964, altura em que foi alterado o nome desta colectividade, passando a designar-se Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres. Foi dado, então, o arranque definitivo, sob a presidência de Fernando Paulo Menano.

Faziam parte como 1º Corpo de Bombeiros: António Cunha Homem Melo, Delfim Paulo Nunes, António Sousa Almeida, João Fernando de Pina, Norberto Pereira dos Santos Ferreira, António Ferreira Gouveia, António da Silva Ventura, Eduardo Silva, Fernando Paulo de Almeida, José Rebelo Rodrigues, Luís Figueiredo Furtado, António Paulo, António Almeida Simões, Carlos de Melo, Manuel Paulo, Ventura, Júlio Garcia de Pina, Fernando Garcia de Sousa, João Fernando Silva Sequeira, José Adriano Monteiro Silva e José Almeida Lopes. O comandante era José da Costa Felício.

A primeira viatura foi adquirida em 19 de Julho de 1966, de marca BEDFORD. Até esta altura, os bombeiros limitavam-se a transportar o material às costas e a pedir boleias para se deslocarem para os sinistros, quer em camionetas de mercadoria, quer em automóveis particulares.

Actualmente, o presidente da direcção da Associação é Álvaro Melo, o Conselho Fiscal é presidido por José Ângelo Andrade e José Miranda (actual presidente do Município) preside à Assembleia Geral.

(Informação disponibilizada no site da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres)

Jornal Nova Guarda

Sem comentários:

Enviar um comentário