segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Incêndios: Risco máximo em 13 distritos

O Instituto de Meteorologia colocou 13 distritos em risco máximo de incêndio. Às 10h31 estavam ativos dez fogos.
O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje em aviso de risco máximo de incêndio vários concelhos de 13 distritos do norte, centro e sul de Portugal.

Pelas 10h30 o portal da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) regista 10 fogos ativos.

O nível de aviso de risco máximo de incêndio do IM está ativo para concelhos do distrito de Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém e Portalegre.

O mesmo nível de risco está ativo para os concelhos de Pedrógão Grande e Castanheira de Pêra, no distrito de Leiria, e para os concelhos de Aljezur, Monchique e S. Brás de Alportel, no distrito de Faro.

253 bombeiros em São Pedro do Sul - No distrito de Viseu as atenções no combate aos incêndios estão nos concelhos de S. Pedro do Sul, onde 253 homens combatem as chamas em Candal, com o apoio de 93 veículos, e em Barcos, concelho de Tabuaço, onde a luta contra o avanço do fogo envolve 160 homens e 45 veículos.

Estão também presentes dois helicópteros bombardeiros pesados em cada um destes incêndios.

No distrito de Braga são três os incêndios em curso, dois dos quais no concelho de Terras do Bouro, que estão a consumir mato.

Ainda neste distrito as chamas lavram em Sudro, Vieira do Minho, e estão a ser combatidas por 26 homens e oito veículos.

No distrito de Viana do Castelo estão ativos dois incêndios, em Chão de Fento, Ponte de Lima, onde 11 homens e 8 veículos combatem as chamas que consomem floresta, e em Paredes de Vale, Arcos de Valdevez, que estão a ser combatido por 32 homens e 14 veículos.

501 incêndios no domingo - Ainda neste distrito está já dominado um incêndio que lavrava em Felgueiras-Moreira, no concelho de Ponte de Lima.

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o "reduzido" e o "máximo" e o seu cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00, da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Segundo informação disponibilizada pela ANPC no seu portal, no domingo registaram-se 501 incêndios florestais, sem indicação de área ou ardida
ou tipo de vegetação afetada, que foram combatidos por 4996 bombeiros, apoiados por 1334 veículos e 116 meios aéreos.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais iniciou a "Fase Charlie", considerada a de maior risco de incêndios, a 01 de julho e deverá terminá-la a 31 de setembro.

As temperaturas máximas previstas para as principais cidades do país pelo são de 28 graus Celsius para o Porto, 34º para Lisboa, 33º para Faro, 26º para o Funchal e 25º para Ponta Delgada.

Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário