segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Incêndio em Gouveia obriga a evacuação

14 fogos, sete de maiores dimensões, lavram no país. As regiões do Norte e Centro enfrentam hoje o risco máximo de incêndio.
Foi evacuado por precaução o parque de campismo do Curral do Negro nas imediações de Gouveia. Mas, os bombeiros admitem ainda fazer o mesmo a um lar de idosos.

O comandante dos bombeiros de Gouveia Carlos Soares confirmou à Renascença a evacuação dos campistas e admitia fazer o mesmo em relação a um lar de idosos, devido a um incêndio que começou esta madrugada em Nabais, na área do Parque Natural da Serra da Estrela.

No Parque Nacional Peneda Gerês lavram dois fogos na zona protegida de Mezio/Travanca.

Há outros dois incêndios activos no distrito de Viana do Castelo, em Ponte Saim, com três frentes activas, e em Cerquido, concelho de Ponte de Lima, também com várias frentes.

Os bombeiros combatem chamas ainda em Moledo-Castro de Aire e em São Pedro, concelho de Mogadouro.

A Protecção Civil registou desde as 00h00 109 incêndios.

12 distristos em risco máximo
O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje vários concelhos de 12 distritos de Portugal Continental sob aviso de risco máximo de incêndio, com as regiões do norte e centro a serem as mais afectadas.

O aviso está activo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro.

De acordo com a informação disponibilizada pelo site da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) foram registados, no domingo, 413 incêndios florestais, os quais foram combatidos por 5233 bombeiros, apoiados por 1257 veículos e 139 meios aéreos.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais irá manter a "Fase Charlie", considerada a de maior risco de incêndios, entre 1 de Julho e 31 de Setembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário