terça-feira, 3 de agosto de 2010

"Incêndios nunca mais! Nem quero saber"

Na Tulha Nova, nas serranias do concelho de Castro Daire, a população vai deixar de ajudar a combate r as chamas depois de se ter desentendido com os militares do Grupo de Intervenção Protecção e Socorro (GIPS), da GNR, sobre prioridades no combate ao fogo. Um dos populares acabou mesmo por ser detido. "Incêndios nunca mais. Nem quero saber", resume Norberto Ferreira.

O agricultor, que de véspera teve o fogo "à porta do palheiro", onde tem "duas vacas que são o trabalho de uma vida" e o seu sustento, ainda olha "zangado" para as marcas das chamas. Quando as labaredas chegaram ao palheiro correu a combater as chamas. O cunhado, António Paiva, foi pedir ajuda à brigada de helicóptero. A resposta não foi a esperada. "Ele perguntou-lhe se sabia com quem estava a falar e nem deu tempo de mais nada. Tirou o capacete, disse que era da GNR e espetou-lhe uma bofetada", conta.

Revoltada a população da aldeia, ontem, já não ajudou os bombeiros. Ficou nas janelas e no café a ver. Contam o desentendimento entre o o militar da GNR e António Paiva, que acabou detido no posto por uma noite. Na discussão foi também agredido um rapaz de 17 anos, Ivo Ferreira, que foi tratado no Centro de Saúde de Cinfães de onde "saiu sob escolta da GNR para Castro Daire onde foi entregue aos militares do GIPS", contou fonte da GNR. Aguardam julgamento em liberdade.

O helicóptero está ao serviço da Protecção Civil, que recusou prestar esclarecimentos, tal como a GNR e o Ministério da Administração Interna.

DN

1 comentário:

  1. Isto só acontece mesmo em Portugal.
    Por acaso não são estes senhores militares que fazem um juramento de defendor o povo, a pátria e os cidadãos potugueses. E agora os pobres agricultores ainda por cima são presos.
    Isto chama-se Portugal no seu melhor!!!
    Depois os ladrões, pedófilos e os assassinos andam a vontade vontadinha por aqui e por ali...
    Isto só mesmo em Portugal, a ANPC que ponha os olhos nisto ou nesta "elite" e que os apetreche de viaturas topo de gama e com os melhores equipamentos, e tudo isso para quê, para "carregar" nos populares que muitas vezes ajudam os bombeiros e muito nos incêndios.......
    pffffffffffffffff

    ResponderEliminar