segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Há poucos bombeiros para tantos fogos

Quem alerta é o presidente da Liga dos Bombeiros portugueses, que sublinha ainda o perigo que é a falta de limpeza das florestas.
Em resposta às críticas de que têm sido alvo, o presidente da Liga dos Bombeiros portugueses, Duarte Caldeira, admite que há poucos homens para tantos incêndios. Em entrevista à TVI, Duarte Caldeira, sublinha que os últimos três anos, «atípicos» do ponto de vista dos fogos, criaram expectativas que não correspondia à realidade.

Mas o responsável da Liga dos Bombeiros diz que a situação difícil que se vive agora era previsível. «Os incêndios florestais são uma consequência, não são uma causa. E todos os factores potenciadores dos incêndios florestais com a gravidade que temos tido, quando se reúnem, reflectem a situação que temos vivido», alerta, referindo-se nomeadamente à falta de limpeza das matas.

«Os últimos três anos teriam sido uma excelente oportunidade para inverter a situação. Não devíamos ter criado as expectativas que se criaram. Houve um conjunto de resultados que se geraram, mas eles são manifestamente insuficientes, face ao estado de degradação e abandono que os espaços florestais no nosso país atingiram», diz Duarte Caldeira.

De acordo com dados avançados este domingo pela Protecção Civil, os fogos, só este ano que ainda vai a meio, já queimaram tanto como nos últimos três anos todos juntos.

Enquanto Arcos de Valdevez arde, PJ apanha incendiário

Incendiário fica em prisão preventiva

Bombeiro continua em estado «muito grave»

TVI24

1 comentário:

  1. realmente a varias questao:
    1- pork nao colocam os presos a limpar matas antes do verao? Resp: ao menos n estavam sem faxer nada.
    2- pork o governo obriga paticulares a limpar as terras kuando o proprios estado nao limpa as suas? Resp :trabalho geral e em conjunto.
    3- pork o governo compra material para Gips da GNR em vex de ajudar os bombeiros na compra de material novo? Resp: erros nos criterios.
    4- pork nao muda a lei para incendiarios? Resp: pork todos benificiam menos os bombeiros.
    5- pork n existem torres de vigia nas florestas principais. Resp: e mais barato remediar que prevenir.
    6- pork os militares nao sao colocados em floresta em torres de vigia e a faxer rondas? Rsp: andam muito cansados do nada que faxem.
    resumindo quem se lixa e o povo, os bombeiros e quem fika sem nada...o estado ganha, pois plantara mais eucaliptos para o que todos ja sabemos; despois e mais facil ter os presos dentro que fora em vez de lhes ensinarem algo; e mais facil obrigar particulares a limpar os seus terrenos mx o estado n limpa nem faz nd, nem sequer acesso para emergencia...
    Amigos bombeiros so tenho a dixer que voces sao GRANDES HOMENS E SALVADORES DE PORTUGAL...
    abraços e força

    ResponderEliminar