terça-feira, 17 de agosto de 2010

Filipe Camelo teme que incêndio da Serra da Estrela afecte qualidade da água

O presidente da Câmara de Seia, Filipe Camelo, disse à agência Lusa recear que a qualidade da água para consumo no concelho seja afectada devido ao incêndio que na última semana devastou a Serra da Estrela.

«A bacia que abastece Seia e também Gouveia e Oliveira do Hospital foi seriamente tocada pelos incêndios», destacou o autarca.

Segundo Filipe Camelo, os municípios que se abastecem da água a partir das encostas da Serra da Estrela sofrem historicamente quando há fogos florestais na montanha.

«É uma consequência conhecida do passado: há cinco ou seis anos tivemos o mesmo problema com as primeiras chuvas após incêndios na serra» a arrastarem consigo as cinzas, realçou o autarca.

«Por enquanto, as nossas atenções ainda estão centradas no reacendimento de incêndios, como os que aconteceram hoje», destacou Filipe Camelo.

O presidente da Câmara de Seia acredita que os incêndios no concelho «têm mão criminosa».

«Há situações novas todos os dias, que persistem ao lado de terrenos que têm ardido», justifica.

IOL Diário

4 comentários:

  1. habitante s. do desterro17 de agosto de 2010 às 17:44

    Tal como eu mtos dos habitantes do concelho gostaríamos de perguntar ao Sr. Presidente se sabe realmente o k se passou na mata senhora do desterro..onde tavam os poucos bombeiros e os senhores dos carros amarelos..em k zona tavam quando o incendio tava a correr vale acima..eu ñ tenho conhecimento de incendios mas todos os k viam o fogo a porgredir diziam que os carros tavam em sitios errados e quando vieram para as estradas de baixo fazer contra fogo ja foi tarde..gostariamos de ver um relatorio do que realmente aconteceu neste incendio o que posso dizer é que foi erro de quem comandava os bombeiros e os carros amarelos..e agora Sr. Presidente quem serão os responsaveis e se a água ficar inconsumivel como acnteceu ha uns atrás aqui em S.Romao e Seia, vamos paga-la ou o municipio vai perdoar os pagamentos?

    ResponderEliminar
  2. PARECE IMPOSSIVEL, COMO É QUE DEIXARAM PASSAR O FOGO NA S DESTERRO COM TANTOS ACESSOS QUE EXISTEM NA MATA. O QUE NORMALMENTE OUVIMOS DIZER AOS BOMBEIROS É QUE O FOGO NÃO SE CONSEGUE APAGAR POR CAUSA DA FALTA DE ACESSOS E A MATA COM TANTOS NÃO FORAM SUFICIENTES. PARECE IMPOSSIVEL MAL POR NÃO TER E MAL POR OS TER. PARECE IMPOSSIVEL!! SENHOR PROFESSOR FILIPE TAMBÉM ESTOU DE ACORDO QUE SE FAÇA UM ESCLARECIMENTO PUBLICO É QUE ISTO FOI INTOLERAVEL POR PARTE DE QUEM COMANDOU OS TRABALHOS. ESTOU DE ACORDO QUE SE DEVAM EXIGIR-SE RESPONABILIDADES A QUEM DE DIREITO.......................PARECE IMPOSSIVEL MAS FOI POSSIVEL TANTO QUE FOI QUE O RESULTADO ESTÁ AI O QUE SE VE É UM MANTO NEGRO! AINDA SE FOSSE BRANCO AINDA VA LA, JA ESTAMOS HABITUADOS AGORA DE PRETO É INADEMISSIVEL!!!!!

    ResponderEliminar
  3. ja vamos estando fartos de que as coisas aconteçam e nunca ha culpados, houve sim senhor falta de metodos de combate neste incendio o que posso dizer é que tudo podia ficar pela senhora do desterro, ardiam as matas da edp mas dali não passava era escusado ter subido valeiro acima ate ao sabugueiro e arder o que ardeu, ardeu a serra todinha. se alguem se interessar no meu meu ponto de vista posso ter provas do que digo é tudo uma questao de se estudar e analizar este facto. houve falta de inicitiva de combate as chamas por parte da potecçao civil e bombeiros, nao directamente nos bombeiros do terreno ate porque andavam estoirados mas sim nos comandos e responsaveis dos serviços da protecçao civil. quanto á agua acredito nos técnicos que controlam este serviço. Deus permita que nada aconteça nas aguas do povo, entao seria um mal maior. sr. presidente tenha fé em Deus tal como eu tenho que acredito nada disso vai acontecer. poderá surgir um caso ou outro mas Deus nos livre de outro ano como o de á uns anos passados tambem pelo mesmo facto, fogo

    ResponderEliminar
  4. Parem com conversa fiada, se querem saber mesmo o que realmente se passou neste incêndio perguntem ao Sr. Comandante de São Romão e ao chefe dos sapadores florestais. Eles poderão dizer-lhes o quanto estiveram a dormir o tempo todo. Tentem saber o que se passou entre populares e os comandantes dos bombeiros aqui mesmo em Valezim, um comandante que nem do concelho era não aceitou auxílio dos populares e ainda para mais como se isso não bastasse acusou à GNR alguns dos populares que lançaram um pequeno contra-fogo para que os seus bens não ardessem e enquanto isso ele e os seus bombeiros estavam na estrada EN-231 e o incêndio andava bem longe dali. Penso que está na hora de pedir responsabilidades por todo o perímetro ardido da serra. Quanto à água espero que não haja problemas na freguesia de Valezim agora penso que quanto a Seia o problema poderá persistir assim que as cinzas chegarem aos leitos das bacias que abastecem aquelas cidades e nesse aspecto estou do lado do Presidente que sem culpa alguma irá ser pressionado pela opinião publica. Poderá ser mais um ano com problemas no abastecimento público mas o Sr. Presidente da Câmara deve pedir responsabilidades e esclarecer os munícipes.

    ResponderEliminar