quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Bombeiros Voluntários de Lourosa: Bombeira de 21 anos morre a combater incêndio

Do incidente, que ocorreu em Lomba, no concelho de Gondomar, resultaram, também, um ferido muito grave e quatro ligeiros.
Uma jovem que pertencia à corporação dos Bombeiros Voluntários de Lourosa, Santa Maria da Feira, morreu, ontem, carbonizada, quando tentava lutar contra as chamas do incêndio que lavrava em Monte Meda, freguesia da Lomba, no concelho de Gondomar.
Segundo o que o Diário de Aveiro conseguiu apurar, Cristiana Josefa Santos, de 21 anos, de Fiães (Santa Maria da Feira), encontrava-se a defender palha seca que estava no chão, quando uma mudança súbita de vento levou a que as labaredas cercassem a jovem e cinco colegas da mesma corporação, que conseguiram escapar a tempo.
Na sequência do cerco das chamas, que ocorreu pelas 15.40 horas, um bombeiro de 50 anos ficou gravemente ferido e foi transportado para o Hospital Santos Silva, em Vila Nova de Gaia, onde permanece internado em estado considerado muito grave, apresentando queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus em cerca de 60 por cento do corpo.
Os restantes quatro feridos ligeiros não chegaram a ser transportados pelo INEM para o hospital.
O corpo da jovem, estudante de Engenharia Biomédica no Porto, foi transportado para o Gabinete de Medicina Legal do Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira.
Nos últimos dois dias, este é o segundo acidente mortal que envolve bombeiros no combate às chamas.
Diário de Aveiro

8 comentários:

  1. os bombeiros de
    Portugal estão de luto.
    mais 1 bombeiro que ao lutar por 1 causa, perde a sua vida.
    é com grande tristeza que deixo aqui o meu pesar para os seus familiares, corporação de Lourosa, seus amigos, colegas, e aos bombeiros de portugal, por mais esta perda de grade valor.
    para todos os BOMBEIROS Portugueses deixo aqui o meu abraço e que continuem a lutar.
    OBRIGADO!!!! FORÇA!!!! Peço aos Portugueses " sem excepção para que apoiem os seus bombeiros nesta hora difícil para todos nos!!! Vamos apoiar estes homens que lutam com tudo, ate mesmo com a própria vida para defender e lutar pelo bem estar dos outros...
    OBRIGADO!!!!!!!!!! BOMBEIROS DE PORTUGAL!!!!! SEMPRE!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Prestem a vossa Homenagem subscrevendo:
    http://www.peticaopublica.com/?pi=BVCJSPT

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde!

    Venho por este meio expressar as minhas sentidas condolências pela morte de um elemento da vossa cooperação.

    Aproveito também para agradecer o vosso enorme esforço neste guerra contra os fogos florestais e peço-vos que não desistam, pois cada vez mais precisamos de vocês.

    Obrigado!

    Hélder Castro

    ResponderEliminar
  4. Como cidadão comum expresso sentidas condolências
    a todos os bombeiros e familiares das vitimas.
    Dá que pensar. A vida pela vida.
    Mas enfim, felizmente são vocês os verdadeiros herois deste pais.

    Marco Dias 35 anos(Lisboa)

    ResponderEliminar
  5. Venho prestar a minha singela homenagem a esta jovem que no fulgor da vida morreu a prestar um serviço voluntário a uma Sociedade que nem sempre dá o devido valor aos nossos Bombeiros. O meu pesar a todos os seus familiares e acredita Cristina, que nunca serás esquecida!... A todos os teus companheiros que morreram ou estão feridos com gravidade a minha muito sentida tristeza. A PREVENÇÃO é no meu ponto de vista a melhor colaboração que podemos e devemos prestar a quem tanto faz por todos nós, esses heróis que são as Corporações de Bombeiros Voluntários, mesmo que se faça através de VIGILÂNCIA APERTADA antes dos incendiários terem tempo de agir. Portugal quase não tem florestas, não tem campos, daqui a pouco não tem água, deixará de haver comida, etc.etc.etc. Cabe-nos a nós enquanto sociedade civil procurar evitar que o pior aconteça PREVENINDO de todas as maneiras...
    Maria Manuela Pinto Pombeiro de Sousa
    Porto, 12 de Agosto de 2010

    ResponderEliminar
  6. Eu quero homenagear os Bombeiros de Portugal e deixar os meus pesamos aos Bombeiros de Lourosa e a Familia da Josefa.Lina Freitas de Lousa-Coimbra

    ResponderEliminar
  7. Mergulhado na mais profunda mágoa, rendo aqui a minha homenagem à jovem heróica e abnegada bombeira, que em defesa dos bens da Natureza deste país, perdeu a vida no combate ao incêncio
    florestal em Gondomar. Aos Bombeiros Voluntários de Lourosa, apresento as mais sentidas condolências.
    Sendo o Lema dos Bombeiros "VIDA POR VIDA", será a mais justa homenagem que esse Corpo de Bombeiros poderá prestar à sua jovem bombeira falecida, continuar lutando com o mesmo espirito de abnegação que em si existia.

    http://alvarooliveira-poesia.blogspot.com

    http://voluntario05blogspotcom.blospot.com

    Alvaro Oliveira

    ResponderEliminar
  8. Há um mês partis-te deste mundo para esse sei que estás aonde estão neste momento todos os teus colegas bombeiros que deixas-te aqui a chorar. Não choram tua partida mas sim a tua chegada a esse mundo,estaras sempre nos nossos corações e nunca te esqueceremos Josefa Santos porque só se esquece quem nunca morou no coração de alguém.
    ATÉ SEMPRE JOSEFA

    ResponderEliminar