terça-feira, 10 de agosto de 2010

Bombeiros deviam deslocar-se em autocarros

O presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais defendeu hoje que as longas deslocações que os bombeiros fazem para os incêndios devem ser feitas em autocarros para evitar a "exaustão".
Fernando Curto considerou também que os meios a utilizar devem ser locais e afirmou que há um "erro de princípio" relacionado com o comando, logística e organização do "teatro das operações.
Fernando Curto defendeu esta posição ao comentar à agência Lusa os dados da Liga de Bombeiros, citados pelo Jornal de Notícias. Segundo estes números, 60 por cento dos 183 bombeiros que morreram em serviço desde 1980 faleceram em acidentes de viação.

"Não tem de haver necessidade de mobilizar viaturas do Norte para o Sul, os concelhos e os distritos do país têm todos bombeiros, voluntários ou profissionais, com viaturas sedeadas, salvo excepções, e que têm de ser utilizadas", argumentou

"Os bombeiros não podem deslocar-se ou vir do próprio teatro de operações nas próprias viaturas que usam no combate aos incêndios e na esmagadora maioria acontece isso", considerou o presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais.

Face a este estado de coisas, Fernando Curto é de opinião que as colunas de bombeiros devem ser transportadas para outro ponto do país em "viaturas próprias", como autocarros com ar condicionado, para "chegarem em condições físicas aceitáveis".

Condições desgastantesActualmente, os bombeiros vão em viaturas "pesadas" com uma média de velocidade entre os "40 a 50" quilómetros/hora e estão "prontinhos para ficar a descansar e não para combater incêndios", afirmou.

Segundo o dirigente da associação de bombeiros, também as viaturas deviam ser "rendidas", o que "infelizmente não acontece".

"Dizem que é difícil, mas não o é. É lamentável e tem de se apurar porque morre esta gente toda: se é por cansaço, se é por excesso de velocidade, ou porque a viatura não está em condições e não foi inspeccionada", acrescentou.

Manifestando-se preocupado quanto a forma como é feita a rendição dos bombeiros, como descansam ou como se alimentam, o responsável da associação de profissionais alegou ainda que a Escola Nacional de Bombeiros deveria ter apostado mais nos cursos específicos para os bombeiros que conduzem as viaturas, principalmente as de todo-o-terreno.

"A necessidade aguça o engenho", disse ainda o dirigente sobre a possibilidade de bombeiros não habilitados conduzirem viaturas. "Se acontece, não devia. Só se dá conta disso quando infelizmente há um acidente ou morre alguém", alegou.

Nas suas declarações á Lusa, Fernando criticou ainda a falta de prevenção no que respeita aos incêndios florestais, admitindo, no entanto, a situação anormal de fogos postos que não podem ter resposta adequada e das temperaturas elevadas.

RTP

1 comentário:

  1. Neste momento negro, aproveito para enviar as minhas condolencias as familias e amigos dos bombeiros que faleceram... E a todos os que lutam, numa luta a maior parte das vezes desleal... Um beijo grande a todos e o meu OBRIGADO por serem como sao...

    ResponderEliminar