quinta-feira, 8 de abril de 2010

Voluntários de Alverca representam Portugal na Taça do Mundo de Futsal Inter-Bombeiros

São 16 os bombeiros do Grupo Desportivo de Bombeiros Voluntários de Alverca que irão representar Portugal na Taça do Mundo de Futsal para corporações de soldados da paz, que se realiza nos próximos dias 17 e 18 de Abril, em Lagoa no Algarve. Os serviços, no entanto, ficam garantidos por outros profissionais, que se ofereceram para fazer os turnos dos colegas, para possibilitar que estes possam participar no evento.

Carlos Pereira ainda acorda todos os dias a pensar que tudo não passou de um sonho. O presidente do Grupo Desportivo dos Bombeiros Voluntários de Alverca (e também treinador da equipa) recebeu o convite para participar na Taça do Mundo de Futsal para corporações de bombeiros em Novembro passado, mas a poucos dias de se tornar realidade, o responsável ainda se belisca para ter a certeza que está acordado.

A competição tem lugar nos próximos dias 17 e 18 de Abril, em Lagoa, no Algarve, e reúne 16 equipas de corporações de bombeiros de todo o mundo. Além de Portugal, estão também representados na Taça do Mundo equipas dos Estados Unidos, Irlanda, Espanha, Brasil, Venezuela, Suiça, Holanda, Bélgica, Angola, Cabo Verde, Finlândia e Lituânia.

O convite da empresa Kebrostress, organizadora do evento, foi uma total surpresa. Apesar da corporação alverquense ter a modalidade de futsal há cerca de nove anos, só há dois anos tem uma equipa formada exclusivamente por bombeiros. “É a única modalidade do clube que é constituída somente por bombeiros”, diz Carlos Pereira com orgulho.

Os 14 atletas que constituem a equipa têm entre 16 e 40 anos e actualmente encontram-se a disputar o campeonato distrital inter-bombeiros, ocupando a quinta posição da tabela, num total de 12 equipas. Porém, por serem novos nestas andanças, a participação num torneio deste calibre não era esperada.

“Eu fiquei radiante. Não é todos os dias que se participa numa Taça do Mundo a representar o nosso país. A justificação que nos deram para nos endereçarem este convite foi o nosso desportivismo, a disciplina e a nossa forma de estar em campo. Confesso que a princípio até desconfiei e ainda demorei umas boas duas ou três semanas até dizer aos meus atletas”, diz com um sorriso.

Para além de Alverca, estarão também representados os Bombeiros Voluntários da Guarda e também de Almoçageme.

As malas ainda não estão feitas e quando se fala nisso Carlos Pereira ainda se arrepia, com emoção. As despesas totalizam 2500 euros, mas o responsável diz que “se não forem encontrados apoios, os atletas disponibilizaram-se a pagar esse valor do seu bolso”, tal é a vontade de participar no evento.

A ida de uma comitiva de 16 bombeiros para o Algarve obriga porém a preparar a logística para que não faltem unidades em caso de emergência. “Foi tudo organizado com o comando e inclusivamente a escala já está feita a contar com esta situação. Houve profissionais que se disponibilizaram para fazer o horário dos colegas para que pudéssemos estar presentes neste mundial ”, explica.

O transporte já está pronto a seguir viagem na sexta-feira em direcção ao Algarve. Para o dia 16 está agendada a recepção às equipas e o sorteio dos jogos do mundial.

Os jogos têm início no sábado às 10h30, sendo que o torneio encerra no domingo às 13h30, com um almoço e a cerimónia da entrega de prémios.

“Ainda não sabemos com quem vamos jogar nem quantos jogos vamos fazer ou se estaremos presentes na fase final. Isso não é relevante. Só o poder estar ali a participar já é um grande orgulho”, diz o treinador com emoção na voz. Carlos Pereira considera que o mais importante será dignificar o emblema dos bombeiros que trazem ao peito.

O Mirante

Sem comentários:

Enviar um comentário